Atenção, infiéis! Android terá histórico de localização igual ao Google Maps

Função é parecida com o Google Maps. Usuários podem contar com uma nova alternativa de linha de tempo dos lugares visitados.



Segundo informações da Google, o histórico de localização é uma configuração das contas da gigante da tecnologia que salva os locais nos quais o usuário esteve em porte de qualquer dispositivo móvel. Com ele, as pessoas têm acesso a mapas personalizados, além de algumas atualizações de trânsito em tempo real.

Leia mais: Truque para encontrar imagens no Google Fotos em segundos é revelado

Bem, parece que uma funcionalidade similar pode ser incluída aos aparelhos com sistema operacional Android, que também apresentaria dados sobre os lugares visitados, organizados em uma linha de tempo. Veja mais detalhes.

Android pode ter função parecida com o Google Maps

O canal Google News, do serviço de mensagens instantâneas Telegram, descobriu a ferramenta e compartilhou no Twitter como a novidade seria disponibilizada nos smartphones. Por meio de capturas de telas, foi mostrado que o histórico de localização está na parte de configurações do aparelho.

Na seção, a pessoa teria que clicar na opção “Localização” e depois em “Serviços de localização”. Em seguida, deveria apertar no item “Timeline”, ou seja, na tão falada linha do tempo. Ao que tudo indica, o mecanismo mostrará todos os lugares nos quais a pessoa esteve, pois tudo isso será registrado pelos sensores do Android.

A funcionalidade do Google atua de forma similar, mas tudo é sincronizado com uma conta Google. Com a possível novidade, os usuários vão contar com espaço para exportar os dados para outros aplicativos. A ferramenta detalha que pode usar as informações do Google para deixar a experiência ainda mais personalizada.

O recurso nativo do Android pode possibilitar que outros programas desenvolvam upgrades parecidos, influenciando também o próprio Google a fortalecer a privacidade e a segurança para que aplicativos não monitorem a localização das pessoas de maneira abusiva.

O mecanismo foi descoberto no menu de configurações secretas do Google Play Services, mas ainda não há informações sobre o desenvolvimento da novidade. A empresa não emitiu nenhum posicionamento acerca do assunto. Inclusive, pode ser que ela tenha feito apenas um teste para lançar a função no SO, o Android 14.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário