scorecardresearch ghost pixel



Brasil está ficando maior: relatório do IBGE aponta aumento 72,2 km²

Anúncio divulgado nessa semana aponta que a área territorial é maior do que os brasileiros imaginavam. Veja qual é o novo tamanho.



O Brasil é o quinto maior país do mundo, ao menos em termos de área territorial, pois segue abrangendo uma extensão de aproximadamente 8,5 milhões de quilômetros quadrados, segundo dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É possível que o país cresça ainda mais? Parece que sim!

Leia mais: Quer ganhar desconto na conta de luz? Conheça um jeito infalível

O território, marcado por uma diversidade geográfica e cultural impressionante, ficou ainda maior. Conforme o resultado do último levantamento do IBGE, a área aumentou em 72,2 km² no ano passado.

Veja mais detalhes ao longo do texto. 

Brasil está crescendo

O anúncio divulgado pelo instituto na quarta-feira, 29, afirma que a expansão se deu pelos novos contornos de fronteira internacional, localizados em Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O órgão constatou esta ampliação via imagens de satélite atualizadas.

A expansão foi de 8.510.345,540 km² em 2021 para 8.510.417,771 km² em 2022.

Com isso, os profissionais que trabalham na área de geociências conseguiram melhorar o cálculo de delineamento. Pelo resultado, observaram o aumento da extensão. Vale ressaltar que nenhuma fronteira mudou os seus limites. A alteração aconteceu mesmo pela mensuração dos territórios, segundo os esclarecimentos do IBGE.

Todo esse cálculo é feito considerando as informações fornecidas pelas Comissões Demarcadoras de Limite do Ministério das Relações Exteriores, além do uso das imagens disponibilizadas pelos satélites.

Limites de cidades também foram atualizados

Outro ponto também divulgado diz respeito à atualização de limites de 174 cidades do país, devido à divisão político-administrativa que se deu entre maio de 2021 e julho do ano seguinte. A lista dessas modificações revela que o Rio Grande do Sul lidera as mudanças, com 61 municípios alterados.

Pernambuco e Paraná também fazem parte desse ranking, aparecendo em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Outros estados, como Mato Grosso, Maranhão, Rio Grande do Norte, Tocantins e Goiás, também aparecem no índice.

Segundo o coordenador de Estruturas Territoriais, da Diretoria de Geociências do IBGE, as novidades surgiram por conta de uma série de fatores, incluindo decisões judiciais, nova legislação, além dos relatórios elaborados por órgãos de cada estado, que cuidam da questão de divisão político-administrativa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário