Segundo o calendário do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), trabalhadores com número final de inscrição 2 e 3 estão liberados para receber até R$ 1.302 desde a última segunda-feira, 17. Se quer saber se você tem direito a garantir o salário extra referente ao benefício, continue a leitura.
Leia mais: Meu abono salarial PIS/Pasep não caiu. O que fazer?
Segundo informações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o programa serve para estimular a poupança e corrigir distorções na distribuição de renda no país. A ação já entregou a quantia a milhares de trabalhadores ao longo dos anos. O pagamento é feito pelo Banco do Brasil.
Como funciona o Pasep?
Segundo informações do banco responsável pelo repasse do abono salarial, o Pasep foi criado na década 70, assim como o Programa de Integração Social (PIS). Ambos foram pensados com o propósito de criar uma poupança individual para os trabalhadores.
Anualmente, os servidores públicos podem sacar até um salário mínimo, a depender da quantidade de meses nos quais foram exercidas as funções de trabalho. O período é referente ao ano-base. Em 2023, o ano de referência é o de 2021. Desse modo, cada brasileiro receberá quantias relacionadas aos requisitos que foram seguidos na época.
As regras para ter direito ao Pasep incluem tempo de trabalho de no mínimo 30 dias consecutivos e com carteira assinada. Também é preciso ter recebido até dois salários mínimos no período em questão. É necessário ter a inscrição ativa no programa pelo tempo mínimo de cinco anos. As informações adicionadas ao sistema precisam estar corretas e atualizadas.
Vale ressaltar que o repasse é feito pelo Banco do Brasil. A informação é importante para que brasileiros não se confundam no momento do saque, já que o calendário do Programa Integração Social (PIS), também está em vigência. Esse programa é similar ao Pasep, mas o pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal.
O PIS beneficia os empregados da iniciativa privada.
Até R$ 1.302 disponível
O saque pode ser feito diretamente nas agências por quem tem conta corrente ou poupança. Quem não tem pode obter auxílio com os funcionários do banco ao apresentar documento de identificação. O número do Pasep pode ser obtido na Carteira de Trabalho, no extrato do FGTS ou em uma agência, desde que apresente RG e CPF.