scorecardresearch ghost pixel



Se você precisa tirar documento de identidade, este AVISO é importante

Atendimento para emissão do documento oficial de identificação dos brasileiros pode ser agendado pela internet.



Comunicado importante para os brasileiros. Se você precisa trocar seu RG por uma nova carteira de identidade, saiba que o processo ficou mais rápido e moderno. Não é mais necessário sair de casa e ficar horas esperando na fila para ter o documento.

Leia mais: Notícia boa chega para aposentados do INSS; veja o que diz o governo

O processo de emissão agora pode ser agendado pela internet na maioria dos estados brasileiros. Assim, os estabelecimentos conseguem administrar o volume de pessoas atendidas e os cidadãos evitam perder tempo esperando o atendimento.

A carteira de identidade, ou Registro Geral (RG), é o principal documento de identificação dos brasileiros. Desde março, alguns estados adotaram um novo modelo, a Carteira de Identificação Nacional (CIN), mas o prazo para que a versão atualização chegue a todo o Brasil termina em novembro.

Agendamento pela internet

Na maioria das unidades federativas, o órgão responsável pela emissão é a Secretaria de Segurança Pública (SSP) ou a Polícia Civil (PC). Em outros locais, o processo é realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

No Rio de Janeiro, por exemplo, quem cuida disso é o Detran. Já em São Paulo, o processo é feito pelas unidades do Poupatempo. Em Minas Gerais, o Instituto de Identificação da Polícia Civil faz a confecção das identidades.

O primeiro passo para agendar a emissão do documento é descobrir o órgão responsável e acessar seu site. Em seguida, é preciso preencher um formulário de agendamento e marcar uma data e horário para atendimento em um posto físico.

Geralmente, a primeira via da carteira de identidade é gratuita, mas há cobrança a pela segunda via. O cidadão deve consultar as taxas no momento do agendamento, já que elas variam conforme o estado. No dia e horário marcados, é preciso apresentar a certidão de casamento ou de nascimento e foto 3×4.

CIN

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) é o documento de identificação que vai substituir completamente o RG a partir de 2032. Para quem tem mais de 60 anos, a troca será facultativa.

Ela conta com uma série de itens novos e dispositivos de segurança, como QR Code para verificação de sua autenticidade, código MRZ usado nos passaportes e informações como tipo sanguíneo e doação de órgãos.

A numeração da CIN será unificada por meio do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), visando coibir fraudes e outros crimes. Até então, era possível ter vários documentos com números diferentes emitindo um em cada estado.




Voltar ao topo

Deixe um comentário