Você já se perguntou o que está por trás seu sobrenome? Alguns têm origens engraçadas, outros são até mesmo estranhos e parecem vir de fora de uma realidade possível atualmente. Mas saiba que uma rápida consulta pode te indicar algo muito curioso sobre de “onde” seus antepassados vieram. Veja o significado real destes sobrenomes.
Leia mais: Sangue azul: sobrenomes da nobreza são encontrados nos cartórios do Brasil
Muito se fala sobre a origem dos nomes. E quanto a dos sobrenomes? Adiantamos que vale fazer uma consulta básica para conhecer melhor a história que você carrega no seu CPF. Vai que descobre que é descendente de nobres, que o seu sobrenome vem pessoas que marcaram a história do Brasil e do mundo?
Significado real dos sobrenomes
Aqueles presentes na lista estão entre os mais comuns no Brasil. Os significados de alguns deles podem te deixar muito surpreso. São aparentemente simples, mas têm histórias muito fascinantes e envolventes por trás.
Por exemplo: você sabia que “Santos” deriva da devoção dos portugueses pelos santos? Pode até parecer óbvio agora que sabe o que o originou, mas certamente isso passou sem ser notado por muita gente.
“Costa” é também um sobrenome comum no país. Ele remete às praias e encostas litorâneas. “Oliveira”, por sua vez, está ligado à produção do azeite de oliva. Diferente, não é mesmo?
Outro sobrenome muito conhecido é “Pereira”. Ele foi dado aos trabalhadores que cuidavam de pomares e árvores de pera. Por essa, você não esperava! E tem mais: se tem o sobrenome Souza, saiba que ele significa “bosque” ou “floresta de salgueiros”. Provavelmente foi dado às pessoas que viviam próximas a estes ambientes. Viu só como a região onde uma pessoa mora pode ter influência nos nomes e sobrenomes? Ainda mais no passado.
É claro que o sobrenome “Silva” não poderia ficar de fora da lista. Ele é considerado um privilégio, já que antigamente era dado apenas às pessoas nobres e influentes de Portugal. Interessante, hein?