A onda de demissão em massa que tem acontecido no Brasil chegou em uma das principais empresas do país. A Globo anunciou nesta terça-feira (4) a demissão de diversos repórteres conhecidos pelo público. Ao todo, mais de 15 profissionais foram desligados somente ontem. De acordo com o site Metrópoles, nomes como Mônica Sanches, Arthur Guimarães, Flávia Jannuzzi e Eduardo Tchao estão na lista de demitidos da emissora.
Leia mais: Famosa loja de roupas pode fechar unidades e fazer demissão em massa no Brasil
Além disso, as fontes informaram que Eduardo Tchao estava no meio de uma reportagem quando foi solicitado para retornar até a sede da emissora. Ao sair da gravação e voltar para a redação da TV Globo, Eduardo foi informado sobre o desligamento.
Já no caso de Arthur Guimarães, produtor investigativo da emissora e responsável pela reportagem sobre as joias de Bolsonaro, o sucesso de suas matérias não foi o suficiente para garantir seu lugar na empresa.
Salários incompatíveis
No entanto, essa não é a primeira vez que o assunto sobre a demissão em massa na Rede Globo vem à imprensa. Na última semana, o Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro já haviam revelado que as demissões em massa no departamento aconteceriam entre os meses de abril e maio.
Assim, o sindicato informou que o anuncio teria sido feito pelo próprio RH da empresa durante uma reunião. Além disso, os cortes atingiriam os salários mais altos, que estariam “incompatíveis com o mercado”, segundo a emissora. Com isso, é esperado que outros nomes sejam demitidos nos próximos dias.
Ao ser procurada pelo portal Metrópoles, a assessoria da Globo emitiu uma nota, informando que “assim como as demais empresas de referência do mercado, tem um compromisso permanente com a busca de eficiência e evolução”.
Além disso, a empresa também justificou que “como parte do processo de transformação pela qual vem passando nos últimos anos e alinhada à sua estratégia, a empresa mantém a disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento”.
Lista de colaboradores demitidos da TV Globo
Quase 20 colaboradores foram demitidos da emissora, incluindo jornalistas, editores, diretores, fotógrafos e supervisores. São eles:
- Alba Valéria – Repórter G1 Rio;
- Arthur Guimarães – Produtor Investigativo RJ;
- Carlos Bauer – Editor JN;
- Eduardo Tchao – Repórter RJ;
- Eliane Maria – Produtora RJ;
- Elza Gimenez – Apuradora RJ;
- Flávia Jannuzzi – Repórter RJ;
- Jo Mazzarolo – Diretora Recife;
- Jorge Espírito Santo – Supervisor Fantástico;
- José Carlos Azevedo – Chefe Cinegrafista RJ;
- Juarez Passos – Chefe Produção local RJ;
- Luciana Osório – Repórter RJ;
- Marcelo Moreira – Diretor BH;
- Marcos Serra Lima – Fotógrafo G1 Rio;
- Monica Sanches – Repórter RJ;
- Marcelo Canellas;
- Luiza Silvestrini;
- Helio Alvarez – Supervisor de Imagem e Áudio;
- Felipe Vasquez – Globo News.