scorecardresearch ghost pixel



Desatenção tem preço: ESTAS leis de trânsito estão multando motoristas

Motoristas precisam acompanhar as novas leis de trânsito que trouxeram importantes mudanças relacionadas à segurança nas vias. Caso contrário, podem somar pontos na CNH.



Parece que as ruas ficaram mais perigosas para os motoristas desatentos. Isso porque multas e penalidades somam pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos condutores desatualizados e dão prejuízo. Confira quais são as novas leis de trânsito que estão pegando os motoristas infratores de surpresa.

Leia mais: Multa de R$ 195 e 5 pontos na CNH: será que seu insulfilm está correto?

Desde o início deste ano, cinco novas regras foram implementadas. Por ter se passado pouco tempo, é normal que muitos ainda estejam por fora das alterações. O perigo é seguir conduzindo os veículos por aí sem estas informações, que podem fazer com que alguns percam a CNH por ultrapassar o limite máximo de pontos. É melhor ter atenção!

Novas leis de trânsito dão prejuízo

É um fato que toda mudança gera um pouco de confusão e muitas dúvidas. Por essa razão, muitos motoristas cometem infrações até mesmo sem saber. Eles só se dão conta do erro quando a multa chega. Cada condutor tem que assumir a responsabilidade de se atualizar sobre as novas leis para evitar prejuízos e tampouco comprometer a segurança de todos os presentes nas vias.

É essencial ficar atento para evitar dores de cabeça e gastos desnecessários. Por isso, veja quais são as novas leis de trânsito e entenda o que você deve fazer para ficar em dia com todas elas.

Entre as mudanças, está a obrigatoriedade do capacete motociclístico, certificado pelo INMETRO, com os elementos refletivos nas laterais e parte frontal. Os capacetes precisam ser usados corretamente, isto é, com a cinta jugular engatada no maxilar inferior. Tem mudança também em relação ao farol baixo.

Agora, é obrigatório apenas em rodovias de pista simples. Se o seu carro tem luz diurna, não precisa ligar.

Outro assunto que merece atenção e gera muita dúvida é a tal conversão à direita nos semáforos vermelhos. É possível virar, mesmo em vermelho, nos lugares com o sinal indicando “livre à direita”. Se essa informação não tiver explicita, ainda é proibido fazer a conversão, então aguarde.

Teve atualização também nas regras do uso de insulfilm. O mínimo de luz que deve passar pela cobertura é de 70%, independentemente da cor do material usado. Nos vidros traseiros, o mínimo permitido continua sendo de 28%. É proibido usar películas que estejam danificadas, por exemplo, com bolhas. Se tornem a visão difusa, dão multa!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário