scorecardresearch ghost pixel



Especialista revela: ESTA é a carne de porco mais saudável para consumo

Ao contrário do que muitos pensam, as carnes de porco podem proporcionar diversos benefícios para a saúde; confira quais são.



O que difere o remédio do veneno é a dose, certo? Pelo menos este é um ditado popular bastante conhecido e diz que tudo pode benefícios, se for consumido na quantidade certa. O mesmo vale para as carnes de porco.

Veja também: Churrasco não se resume a picanha! Veja 3 carnes baratas e tão boas quanto

Consideradas gordurosas, as carnes de porco sempre foram sinônimo de algumas polêmicas. No entanto, alguns estudos sugerem que o consumo moderado da gordura pode trazer benefícios para a saúde humana.

María de la Luz Zambrano, acadêmica da Faculdade de Estudos Superiores (FES) Cuautitlán, garante que tem propriedades de positivas nesse tipo de alimento. É o que informa o site mexicano Radio Fórmula.

De acordo com ela, a gordura das carnes de porco é rica em proteínas, vitaminas do complexo B, aminoácidos e minerais. Todos esses nutrientes são essenciais para uma boa alimentação.

Inclusive, é possível dizer que as carnes de porco contam com altos níveis de potássio, ferro e fósforo. Os minerais são essenciais para o sistema imunológico e para vários outros órgãos do corpo.

Abaixo estão alguns dos cortes suínos que são considerados os mais saudáveis dentre todos os mais comuns de serem encontrados.

Quais carnes de porco são as mais saudáveis?

Embora a gordura da carne suína proporcione alguns benefícios à saúde, é importante que seu consumo seja moderado; portanto, a melhor carne de porco é a magra.

Segundo a especialista da FES Cuautitlán, os cortes de carne suína mais recomendados são: lombo, lombo e perna, devido ao seu baixo teor de gordura e aporte de lipídios oleico, palmítico e linoleico.

Ao contrário, a costeleta, o toucinho e a costela, entre outros, “têm alto teor de gordura e podem contribuir para o aumento do colesterol e triglicerídeos”.

María de la Luz Zambrano, especialista em ciência e tecnologia de alimentos, recomenda comer carne de porco no máximo três vezes por semana, como qualquer carne vermelha, e combiná-la com outros grupos de alimentos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário