Se tem uma coisa que o brasileiro gosta de fazer aos finais de semana é o churrasco. E quando se fala em acender a churrasqueira, o primeiro corte que vem à cabeça é aquela picanha caprichada. No entanto, há uma variedade de cortes de carne que podem ser tão boas ou até melhores que a tradicional picanha.
Leia mais: Se a picanha estiver cara, 5 carnes não farão feio no seu churrasco
Separamos quatro opções para você surpreender os seus convidados.
1. Fraldinha
Macio e saboroso, esse corte é perfeito para assar na grelha. Por estar localizada na parte traseira no animal, é uma carne marmorizada e com textura bem saborosa. A nossa sugestão é servi-la em tiras, como tira-gosto, ou mesmo em pedaços maiores, guarnecidos com os acompanhamentos tradicionais do churrasco.
2. Maminha
Pouca gente sabe, mas a maminha é a ponta da alcatra. Por isso, é um corte que possui uma camada de gordura que ajuda a manter a carne úmida e com boa suculência após o preparo. Versátil, a maminha funciona tanto inteira, quanto em fatias na grelha. Aqui, a dica é preparar em chama média para alta. Isso vai permitir a formação de uma crosta dourada e crocante em toda a carne.
3. Flat Iron Steak
No Brasil, este corte também é conhecido como ombro ou “shoulder”. Portanto, é um corte da parte dianteira do boi, bem próximo à paleta. A carne apresenta boa quantidade de marmoreio, resultando em uma carne macia e suculenta. Se você nunca tiver preparado o corte, não se preocupe: basta grelhar rapidamente em fogo alto para obter uma crosta crocante e um interior bem macio.
4. Ancho
Também conhecido como ribeye, é a parte dianteira do contrafilé. Em suma, tem marmoreio e generosa camada de gordura externa. A partir dessas características, o resultado é uma carne saborosa e tenra, perfeita pra o seu churrasco. Portanto, na hora de preparar, opte pelo fogo médio para alto. A gordura irá derreter e envolver a carne, trazendo mais uma camada de sabor.
Variedade
Agora que você já sabe de outras possibilidades para o seu próximo churrasco, é hora de providenciar tudo! Portanto, não se esqueça que um bom churrasco depende diretamente da qualidade da carne. Assim, sempre opte por comprar cortes em açougues de confiança, além de optar por carnes certificadas, de animais criados de forma ética e sustentável.