scorecardresearch ghost pixel



Fábrica de produto brasileiro famoso no exterior demite 600 funcionários

Nem mesmo a fabricante de um dos calçados mais conhecidos do Brasil escapou da demissão em massa. Centenas de funcionários foram dispensados.



A Alpargatas, indústria de calçados responsável pela fabricação das Havaianas, é uma das maiores empresas no setor de calçados. Infelizmente, mesmo com o seu tamanho e reconhecimento no mercado, a companhia realizou uma demissão em massa que pegou os seus funcionários de surpresa na última semana.

Leia mais: DEMISSÃO em massa na Globo: quase 20 jornalistas perdem o emprego

Funcionários não escapam de corte

No total, foram 600 colaboradores demitidos da fábrica de Campina Grande, no interior da Paraíba.

Os cortes foram realizados após uma reunião entre a diretoria da fábrica e o Sindicato de Calçados na Indústria de Campina Grande. De acordo com informações, a empresa justificou as demissões com a queda de produtos registradas no último ano.

Durante o quarto trimestre de 2022, a Alpargatas registrou um prejuízo líquido de R$ 21 milhões. Sendo assim, mais uma empresa está se juntando ao movimento de demissão em massa. Isso apenas solidifica as notícias quanto à dificuldade encontrada pelas fábricas para enfrentar a crise econômica pela qual o país está passando.

Impacto na economia da cidade

Após o prejuízo registrado, a empresa encontrou na demissão em massa uma forma de conseguir equilibrar as suas atividades e minimizar as consequências que a queda nas vendas gerou. Por ser a maior fabricante de calçados em Campina Grande, as atividades da empresa impactam também o desenvolvimento e movimentação da economia na região de Borborema, local onde a fábrica está localizada.

A secretária do sindicato, Márcia Sílvia Rodrigues, afirmou que os novos desligamentos devem gerar um impacto sobre o desempenho da cidade em relação à geração de empregos em 2023. A situação envolvendo novas vagas no município já não vinha se mostrando muito boa, o que preocupa.

De acordo com o balanço de Campina Grande no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a cidade teve um desempenho negativo no primeiro bimestre, atingindo a marca de -165. Diante disso, o que nos resta é aguardar para entender o tamanho do impacto que as demissões feitas pela Alpargatas terão na região.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário