Com a chegada da penúltima semana de abril, muitos trabalhadores estão em dúvida se ela conta com três feriados ou apenas um. Estamos falando do Dia dos Povos Indígenas, do Dia do Descobrimento do Brasil e do Dia de Tiradentes. Afinal, qual eles é o feriado prologado que tanto procuramos?
Leia mais: Folga ou não? Trabalhadores têm direitos em feriados religiosos?
O já muito conhecido Dia dos Povos Indígenas é comemorado em 19 de abril. Neste ano, irá cair em uma quarta-feira. Em seguida, temos o Dia de Tiradentes, em 21 de abril (sexta-feira). Logo em seguida, celebramos o Dia do Descobrimento do Brasil, marcado no 22 de abril (sábado).
Alguns brasileiros acabam se questionando: todas as datas são feriados? Há alguma chance de juntá-las? Se não, qual será o feriado prologado? Descubra se você terá quase uma semana de folga ainda neste mês!
Feriado prolongado e seu significado
O dia 19 de abril foi escolhido para celebrar o Dia dos Povos Indígenas em homenagem à ocasião onde os representantes indígenas de diferentes regiões das Américas aceitaram fazer parte do Congresso Indigenista Interamericano. A data reforça a união e o diálogo entre os povos e o governo.
Em 22 de abril, ficou marcada a data na qual os colonizadores portugueses chegaram até a costa litorânea brasileira. Esse acabou sendo um dos maiores marcos dos períodos das grandes navegações. A primeira expedição de Pedro Álvares Cabral ao Brasil aconteceu em 1500, mas segue sendo celebrada até os dias de hoje.
Ademais, o Dia de Tiradentes é foi croado em comemoração ao mineiro Joaquim José da Silva Xavier, um dos participantes da Inconfidência Mineira. Ele foi morto no dia 21 de abril de 1792, após as autoridades portuguesas descobrirem os planos do movimento. Seu apelido “Tiradentes” se deu devido à sua profissão.
Ele foi um dentista amador, além de militar.
Afinal, os dias são ou não feriados?
Para a tristeza dos trabalhadores, as comemorações do Dia dos Povos Indígenas e do Dia do Descobrimento do Brasil não são consideradas feriados nacionais ou ponto facultativo. Esses dias não dão direito à folga para quem trabalha em empresas e órgãos públicos.
Em contrapartida, o Dia de Tiradentes é considerado um feriado nacional, logo será obrigatório que as empresas e órgãos públicos dispensem os seus funcionários. Como a data cai na sexta-feira em 2023, os trabalhadores conseguirão ter um fim de semana prolongado, ideal para viajar ou para curtir o descanso em casa.