scorecardresearch ghost pixel



IMPERDÍVEL: vagas para Portugal chegam a 61,6 mil e ninguém as preenche

Cargos abrangem diversos setores, como comércio, turismo e tecnologia da informação, mas o país enfrenta dificuldades para contratar trabalhadores.



O número de brasileiros que desejam um trabalho em outro país está crescendo com o passar dos anos. Com esta oportunidade, muitos pretendem garantir uma melhor qualidade de vida, mas o processo para que esse sonho se concretize conta com diversos desafios. Poucos conseguem um emprego fora do país. Especialmente em Portugal.

Leia mais: Itaú, Ambev e mais: não perca ofertas IMPERDÍVEIS em estágio e trainee

De um lado, os brasileiros enfrentam dificuldade. Do outro, vários países ofertam inúmeras vagas, mas encaram problemas para encontrar profissionais. Este é o caso de Portugal, que atualmente está com 61,6 mil vagas disponíveis, contudo não encontra profissionais suficientes para ocupar tais cargos.

Segundo dados do Ministério do Trabalho, do total de oportunidades, 27,4 mil estão sendo oferecidas somente na região metropolitana da Lisboa. Apesar da grande demanda, os obstáculos para contratação são grandes.

Número de vagas em aberto em Portugal é recorde

Os empregos abrangem vários setores. Entre eles, estão: comércio, tecnologia da informação, turismo, transportes, hotelaria, construção civil e muitos outros, segundo os dados levantados pelo Jornal de Notícias.

Toda essa dificuldade também está atingindo os proprietários das micro e pequenas empresas, além das companhias maiores, o que pode fazer com que vários empreendimentos encerrem as suas atividades. Um fator que influencia na situação é o fato de a população do país estar envelhecendo. Cerca de 30% dos portugueses tem mais de 60 anos.

Sem contar que a parcela dos jovens prefere buscar trabalho fora de Portugal, devido às melhores condições de salário. Diante desse cenário, o governo português decidiu adotar medidas para proporcionar um quadro mais atrativo e, dessa forma, atrair mão de obra. Uma das ações foi a facilitação da entrada de estrangeiros, em especial, daqueles que pertencem à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), como é o caso do Brasil.

Isso quer dizer que as pessoas interessadas em se empregar no mercado de trabalho internacional podem solicitar vistos temporários, que serão válidos por 180 dias, e usar esse período para encontrar uma oportunidade.

O governo lançou ainda o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Por meio dele, os cidadãos podem ter acesso a uma autorização automática para residir no país, desde que os pedidos tenham sido feitos entre 2021 e 2022. O recurso já disponibilizou 76 mil documentos. A maioria foi destinada aos brasileiros.

Especialistas orientam os estrangeiros: fiquem atentos à situação do país, principalmente acerca do custo de vida, que apresenta altas taxas. Antes de se mudar, é essencial saber que a pessoa lidará com aluguéis nada baratos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário