Fique ligado: saiba como receber a nova antena do governo e não ficar sem sinal de TV

Se você mora em uma cidade com mais de 500 mil habitantes, saiba como receber a nova antena do governo e se adequar às mudanças.



Com o intuito de abrir caminho para novas tecnologias operem sem interferência, outras precisam ceder espaços. É por isso que a troca de antenas de televisão em cidades com mais de 500 mil habitantes se faz necessária. A retirada da faixa de frequência 3,5 GHz, que é onde operam as antenas de TV, darão espaço para que a tecnologia 5G, em implementação no país, opere sem intervenções.

Leia mais: 5G rouba o sinal da parabólica: saiba como trocar a antena de GRAÇA

Na prática, a transmissão via satélite de canais abertos da TV mudará de faixa e, por isso, quem usa antena parabólica convencional em casa precisará instalar novos equipamentos para não perder o sinal gratuito de televisão.

Contudo, não há com o que se preocupar: os novos equipamentos terão fornecimento gratuito pelo governo federal. Além de serem mais modernos, com melhor captação do sinal, oferecem imagem e som de maior qualidade.

Quem tem direito

O governo federal irá distribuir gratuitamente os kits de novos equipamentos para famílias em situação de vulnerabilidade social, ou seja, que fazem parte do Cadastro Único. A troca já pode ser solicitada e cerca de 1,5 milhão e pessoas são beneficiárias da ação de troca da parabólica analógica para a digital.

Essas famílias podem agendar a troca pelo telefone 0800 729 2404 ou mesmo pelo site sigaantenado.com.br.

Entretanto, para que esse agendamento ocorra, é preciso fornecer o número do CPF e também da Inscrição Social (NIS).

Perda de sinal

É o Ministério das Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), por meio do Siga Antenado, que realizará a distribuição do kit de transmissão.

Por fim, quem não solicitar a troca poderá sofrer com interferências no sinal e, ao longo do tempo, perder totalmente o acesso aos canais abertos.

Municípios

São Paulo é o estado com maior número de cidades habilitadas a realizar a troca de sinal, com 163 municípios. Em seguida, estão os estados de Santa Catarina, com 36, e Paraná, com 33 municípios.

Vale lembrar que as residências que já usam antena digital, seja ela externa ou interna, assim como quem tem TV por assinatura já recebem o sinal digital.




Voltar ao topo

Deixe um comentário