scorecardresearch ghost pixel



FPS X quantidade de protetor solar: qual deles é mais importante?

Qual é mais importante o fator de proteção ou a quantidade de protetor solar que usamos? Veja o que dizem os especialistas.



Você já se perguntou se usa o seu protetor solar de forma correta? E qual é a diferença no fator de proteção solar? Qual será a quantidade ideal de protetor para usar? Avisha NessAiver, criador de conteúdo sobre ciências e cientista, publicou um vídeo em seu TikTok fazendo essas perguntas e questionando o seu público sobre quais seriam as respostas corretas.

Leia mais:Médicos revelam os 5 segredos para evitar câncer; melhore seus hábitos

Segundo o especialista, o fator de proteção solar (FPS) indicado nas embalagens pode ser mais irrelevante do que a quantidade de produto utilizado na pele. Avisha desenvolveu uma ferramenta online que auxilia as pessoas a descobrirem a dosagem ideal de protetor solar a ser usada.

FPS X Quantidade

Avisha usou argumentos baseados em uma teoria sobre a relação da quantidade de produto usado na pele e o fator de proteção solar (FPS). Baseado na lei de Beer-Lambert, o levantamento concluiu ser mais importante aplicar mais protetor solar do que se preocupar ao fator de proteção em si.

Entretanto, a informação foi contrariada por Michelle Wong, PhD em química, educadora científica e química cosmética. Para ela, o raciocínio de Avisha falha, já que a lei assume uma superfície uniforme, quando, na verdade, a pele é irregular.

Apesar do antigo modelo exponencial sugerir que o protetor solar em menor quantidade funciona como se não houvesse protetor solar algum na pele, a relação linear real diz o oposto. Portanto, mesmo que a quantidade certa não seja aplicada, o FPS mais alto ainda fará diferença na proteção da pele.

Em resumo: Se o produto for usado no corpo inteiro, o fator de proteção é mais importante do que a quantidade.

Qual é a quantidade de protetor solar que devemos usar?

Geisa Costa, médica especialista em dermatologia e membro da Sociedade Latino Americana de Dermatologia Pediátrica, e Júlio Pierezan, médico dermatologista e especialista em transplante capilar, falam um pouco mais sobre o assunto. Eles esclarecem e desmistificam alguns truques criados para medir a quantidade certa de protetor solar.

1. Calculadora de proteção solar

Avisha NessAiver criou uma calculadora de proteção solar. A calculadora define qual é a quantidade ideal de produto que devemos aplicar. A ferramenta consegue te dar uma noção inicial do quanto você precisa usar, mas para os especialistas, para descobrir o valor exato que você precisa usar do produto deve ser consideradas outras características do seu corpo.

Para Geisa, muitas variantes podem comprometer o resultado mostrado pela calculadora. “A calculadora pode ser válida, mas ao mesmo tempo falha. Válida, pois ele faz um cálculo da área, já que pedem dados como altura e peso. E falha, pois nem sempre a pessoa sabe com exatidão essas medidas. Sem contar que pode emagrecer ou engordar e as quantidades vão mudar.”

O tricologista Julio Pieresan, concorda com Geisa, “A ferramenta pode funcionar, desde que a pessoa saiba analisar seu tipo físico e quanto realmente ela vai aplicar de protetor solar, por exemplo, na área calva ou no couro cabeludo. E isso é muito individual.”

2. Regra dos três dedos (para o rosto)

A regra dos três dedos é muito famosa no que diz respeito à quantidade correta de protetor solar para se aplicar no rosto, a ideia é que se faça uma trilha do produto nos dedos indicador, médio e anelar.

Essa quantidade foi desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e é apresentada no Guia de Proteção Solar. O recomendado é que se aplique uma colher de chá de produto para região do rosto.

Geisa afirma que essa regra só pode ser usada no rosto: “No caso, essa regra dos três é focada no rosto. Para o rosto eu indico para meus pacientes que apliquem uma fina camada de protetor solar branco e outra camada de protetor solar com cor. Isso reforça a proteção.”

3. O couro capilar também precisa de proteção?

O tricologista Julio Pieresan, Revela Porque é importante estabelecer uma proteção nas áreas com ou sem cabelo, “Sem cabelo [careca] ou com entradas, sua pele fica exposta diretamente aos raios nocivos do sol. Sem contar que a pele do couro cabeludo é fina e pode queimar rapidamente. É uma das regiões mais comuns para o câncer de pele.”

Julio, que é dermatologista especializado em couro cabeludo, explica que é necessário aplicar quantidades generosas e protetor nas áreas da cabeça e do couro cabeludo.

“Se a pessoa não aplicar uma quantidade generosa no couro cabeludo, por exemplo, não faz sentido usar um FPS 50, pois não vai fazer efeito. A proteção solar para os calvos e carecas só se mostra eficaz se você aplica com consciência, se não exagera no sol e se reaplica após nadar e/ou praticar atividade física.”

4. Quantidade exata de produto por área do corpo

Apesar de não existir uma quantidade fixa ideal que sirva para todos os tipos de corpo, especialistas do guia de proteção solar trazem um volume médio indicado para cada região do corpo. São eles:

  • Rosto e pescoço: 1 colher de chá (5ml).
  • Couro cabeludo: 1 colher de chá (5ml).
  • Dorso (busto e costas): 1 colher de sopa (15ml).
  • Braço e antebraço (cada): 1 colher de chá (5ml).
  • Pernas e pés (cada): 1 colher de sopa (15ml).

5. Resumo importante

É importante se atentar em alguns detalhes:

  • A camada aplicada de produto deve ser generosa, grossa o bastante para criar uma película espessa e clara que deverá ser absorvida pela pele.
  • A exposição ao sol deve ser feita apenas após 15 minutos da aplicação, garantindo dessa forma que a pele absorva a substância completamente
  • É indispensável que se aplique o produto novamente após duas ou três horas da primeira aplicação, principalmente quando houver contato com água, areia ou toalha.
  • Além dos protetores é indicado usar uma proteção extra, como chapéus ou bonés.

O que devemos observar no protetor solar adequado?

Especialistas revelam quais são as melhores formas de descobrir qual é o protetor solar ideal para cada tipo de pele, são eles:

  • Fator de proteção solar minima de 30, quanto maior o fator maior a proteção.
  • Em caso de peles claras, o fator de proteção deve partir de 50.
  • Os melhores protetores são os que oferecem proteção tanto para os raios UVA quanto UVB.
  • Pessoas com risco de desenvolver câncer de pele, albinismo, ou qualquer distúrbio que afete a pele, devem usar, no mínimo, FPS 50.

Foto: ADragan/ShutterStock




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário