scorecardresearch ghost pixel



Gasolina sobe 8,33% em março; veja como economizar ao abastecer

Mesmo com o contexto desfavorável de aumentos recorrentes, é possível economizar ao abastecer.



O preço da gasolina e do etanol teve um aumento significativo em março de 2023, segundo o Índice IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Separamos aqui algumas dicas para economizar ao abastecer mesmo neste cenário.

Leia também: Bomba do petróleo vira pesadelo para os brasileiros: gasolina pode SUBIR

Em março, o preço da gasolina subiu 8,33% e o do etanol 3,20%, impactando diretamente no bolso do consumidor. Com isso, o grupo de Transportes apresentou a maior alta do índice mensal no IPCA.

Ao portal Brasil Econômico, a educadora financeira Aline Soaper aconselhou a população a adotar estratégias para economizar na hora de abastecer.

Para gastar menos com combustível, a educadora financeira sugere que os consumidores façam, primeiro, uma pesquisa de preços nos postos de combustíveis.

Aline destaca a importância de comparar os valores praticados em diferentes estabelecimentos, justamente porque os postos têm liberdade para estipular os preços. Sendo assim, é possível encontrar diferenças significativas entre eles. Mas não é só isso.

Além da comparação de preço, o que fazer para economizar ao abastecer?

A pesquisa de preços é fundamental, mas não é tudo. Além dela, a educadora alerta que é fundamental calibrar os pneus e fazer revisões periódicas no veículo, pois isso também ajuda a economizar combustível e evitar imprevistos.

Outra dica importante é avaliar a necessidade de uso do veículo e planejar as viagens. Segundo Aline, é possível reduzir o uso do carro particular e utilizar outras formas de transporte para se deslocar, como o transporte público ou até mesmo a bicicleta.

Além disso, a educadora recomenda o uso de programas de benefícios de cartão de crédito e clubes de fidelidade dos postos de combustíveis para acumular pontos e obter descontos no abastecimento.

A educadora financeira também ressalta que é fundamental escolher postos de combustíveis que estão na rota diária do consumidor, especialmente nas proximidades da casa ou do trabalho. Afinal, o custo de um veículo já é elevado e o aumento dos impostos sobre combustíveis acaba tornando o uso do carro ainda mais caro.

Para se ter uma ideia, o custo de manutenção de um veículo quitado é, em média, de 2% do valor de compra do mesmo.

Por fim, Aline Soaper destaca que é importante estar atento aos postos que adulteram o combustível, já que isso pode comprometer o desempenho do veículo e gerar custos elevados com manutenção.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário