scorecardresearch ghost pixel



Licenciamento vence em abril para ESTES veículos; confira como pagar

Conforme o calendário de licenciamento de veículos, prazo termina em abril para dois grupos de proprietários.



O prazo para pagamento do licenciamento de veículos termina nesta mês para dois grupos de proprietários brasileiros. O procedimento é obrigatório para todos os motoristas que querem continuar dirigindo com a documentação regular, já que a falta de atualização gera multa.

Leia mais: Quer dar uma volta de bike? Agora é possível alugar uma pela Uber!

Conforme calendário divulgado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), veículos com placa final 1 ou 2 devem ser licenciados até o fim deste mês. As datas de vencimento seguem até outubro e variam conforme o dígito final da placa.

Quem circula sem fazer a atualização está cometendo uma infração gravíssima, cuja multa é de R$ 293,47, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Como pagar o licenciamento

O pagamento pode ser feito no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Casas Lotéricas e Rede Pague Fácil. O condutor deve emitir a guia no aplicativo Detran/MS, menu “veículo”, opção “Guia de Licenciamento e Multas”.

Também é possível emitir a guia por meio do Portal de Serviços do Detran/MS, informando os dados da placa e do Renavam. Outra alternativa é aguardar o envio do documento de pagamento para o endereço cadastrado.

Caso o contribuinte tenha optado por parcelar o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), a emissão do boleto poderá ser feita com ou sem os valores restantes. Não é possível licenciar o veículo se o IPVA estiver atrasado.

Calendário de licenciamento

Conforme mencionado, o vencimento varia conforme o final da placa do veículo. Confira o calendário completo:

  • Placas final 1 e 2 – vencimento em abril
  • Placas final 3 – vencimento em maio
  • Placas final 4 e 5 – vencimento em junho
  • Placas final 6 – vencimento em julho
  • Placas final 7 e 8 – vencimento em agosto
  • Placas final 9 – vencimento em setembro
  • Placas final 0 – vencimento em outubro




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário