Novo feriado nacional em abril? Proposta pode sair do papel em breve

Além dos dois feriados nacionais celebrados no mês, abril pode ganhar uma nova data comemorativa bem importante.



Abril tem dois feriados nacionais muito importantes e que garantem uma folga merecida para os trabalhadores. Além dessas duas pausas, existe uma proposta de criação de um novo feriado nacional muito importante para a história do Brasil.

Leia mais: Semana mais curta: afinal, Quinta-feira Santa é feriado ou não?

O Projeto de Lei 960/22, de autoria do ex-deputado federal Fábio Trad (PSD), prevê a inclusão do Dia dos Povos Indígenas no calendário oficial de feriados. A data é comemorada no dia 19 de abril, mas ainda não garante folga.

“Art. 1º – São feriados nacionais os dias 1º de janeiro, 19 de abril, 21 de abril, 1º de maio, 7 de setembro, 2 de novembro, 15 de novembro e 25 de dezembro” , diz o texto, que altera a lei nº 14402/22.

A legislação em questão alterou o Decreto-lei que institui o Dia do Índio, já que a denominação atualmente é considerada incorreta e estigmatizada. Para valorizar a população originária, a data passou a se chamar Dia dos Povos Indígenas.

“A comemoração do Dia dos Povos Indígenas homenageará aqueles que exerceram papel fundamental na formação cultural e étnica da população brasileira”, defende o autor da proposta.

O parlamentar afirma que o feriado é um instrumento para resgatar memórias e ratificar saberes ancestrais, por isso, deve ser incluído no calendário oficial de feriados nacionais.

Tramitação

A proposta atualmente tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; de Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados. Se aprovada, ela será encaminhada ao Senado Federal.

Após a aprovação nas duas Casas do Congresso Nacional, caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionar a lei que cria o novo feriado nacional.




Voltar ao topo

Deixe um comentário