Onda de demissões atinge grande empresa que coloca na rua 6 mil funcionários

A nova rodada de cortes irá demitir 6 mil funcionários em todo o mundo. De acordo com a empresa, medida faz parte de uma reestruturação.



A famosa 3M, grupo industrial dos Estados Unidos, surpreendeu o público ao anunciar uma decisão drástica no início dessa semana. A companhia decidiu demitir cerca de 6 mil trabalhadores em todo o mundo. De acordo com a empresa, a ação faz parte de uma segunda rodada de cortes prevista para este ano, devido a queda na demanda de consumo por eletrônicos.

Leia mais: Não tem para onde correr! Montadora famosa também anuncia demissão em massa

Contudo, a 3M já possui um planejamento de qual será o novo rumo do seu negócio. A empresa está com o intuito de focar nas áreas de alto crescimento, como o de itens para o lar e a eletrificação de veículos. Além disso, a companhia também está planejando priorizar novas áreas emergentes, como a tecnologia climática e eletrônicos de última geração.

Instabilidades econômicas e inflação crescente

De acordo com a 3M, as demissões ocorreram devido a um contexto de instabilidades econômicas, com a incidência de alta nos juros e uma inflação crescente. Segundo o vice-presidente financeiro, Monish Patolawala, a empresa que tem foco na produção de telas para smartphones e tablets, sentiu a redução de 35% na demanda de seus itens no primeiro trimestre de 2023.

A diminuição nas vendas teria ocorrido após os consumidores terem diminuído seus gastos com esses aparelhos. Dessa forma, ao se encontrar diante o cenário de queda nas vendas e diminuição na receita da empresa, a 3M chegou a conclusão de que seria necessário reestruturar seu negócio para não fechar as portas.

Reestruturação da 3M

A reestruturação da empresa irá envolver todas as localidades, negócios de operação e responsabilidades da companhia. Assim, o intuito é de tornar a administração e a gestão mais simples. É importante ressaltar que a 3M já havia anunciado 2,5 mil desligamentos no início do ano.

Desse modo, com a nova rodada de cortes, a redução da força de trabalho global será de 10%. Contudo, mesmo com essa situação desagradável e preocupante, a empresa também possui bons resultados. A 3M conseguiu obter um lucro de US$ 1,97 por ação no primeiro trimestre do ano, fato que superou as previsões médias dos analistas.

De acordo com os dados da Refinitiv, os analistas previram que o lucro da 3M sob suas ações seria de apenas US$ 1,58 por ação.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário