scorecardresearch ghost pixel



Economia em colapso: onda de demissões em massa pode chegar ao Brasil?

As demissões em massa nos primeiros 15 dias de 2023 preocupam os brasileiros e podem mexer com toda a economia, diante da falta de renda das famílias.



O ano de 2023 pode ser marcado por mais uma grande onda de demissões em massa no Brasil. A preocupação ficou ainda maior depois que novos desligamentos foram anunciados já nos primeiros 15 dias do ano. Veja quais são os setores que mais demitiram até agora e como se preparar para uma possível demissão.

Leia mais: Multa de 40% após demissão: conheça esse direito do trabalhador

Somente nos primeiros dias de 2023 mais de 100 mil pessoas foram demitidas em todo Brasil. Uma nova onda pode demonstrar mais um novo cenário de instabilidade, que preocupa os trabalhadores brasileiros.

Demissões em massa

Entre os trabalhadores demitidos neste início de ano, boa parte faz parte da área de tecnologia. Grandes empresas como a Amazon e o Facebook anunciaram demissões em massa. Muitas startups seguem o mesmo caminho. Com base nos primeiros 15 dias do ano, é bom se preparar para uma nova e forte onda de desemprego que deve atingir o país, em todos os setores.

A CVC, empresa de viagens, anunciou a demissão de 5% dos colaboradores com a justificativa de iniciar um processo de reestruturação da empresa. O grupo responsável pelas lojas Riachuelo também anunciou a demissão de 10% dos funcionários, além do fechamento de uma unidade do Ceará.

Como nota-se, vários setores seguem demitindo os colaboradores neste início de 2023 e é bom ficar preparado e de olho no cenário que se forma em cada setor.

O Sindicato de Eletricistas divulgou que mais de 2.500 pessoas foram demitidas na Eletrobras e na EletroNorte em 2023. Isso sem contar o rombo nas Americanas, que também foi responsável por muitas demissões neste início de ano. A empresa tem funcionários em todo Brasil e, até agora, disse que encerrou contratos com empresas terceirizados. E negou que tenha iniciado processos de demissão de funcionários.

Os dados mostram que de 2022 para cá, a cidade brasileira que mais sofreu com as demissões em massa por parte das empresas de tecnologia foi São Paulo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário