scorecardresearch ghost pixel



Para receber a restituição do IR no 1º lote, pessoas estão fazendo ISSO

Segundo o órgão, contribuintes que prestarem contas antes também receberão o reembolso antecipadamente. Veja o calendário de pagamento de 2023.



O prazo para enviar a declaração anual do Imposto de Renda de 2023 começou. Segundo informações da Receita Federal, 14 milhões de brasileiros já prestaram contas. Esse grupo terá prioridade para receber o primeiro lote de restituição. O órgão explica que aquelas enviadas antes do dia 10 de maio serão pagas primeiro.

Leia mais: Imposto de Renda 2023: como saber se caí na malha fina da Receita?

Com isso, os contribuintes interessados em receber os valores do reembolso mais cedo precisam ficar atentos para que sejam contemplados neste primeiro repasse de valores previsto para o dia 31 de maio. Vale ressaltar que o primeiro lote é destinado especificamente para os contribuintes prioritários.

Apesar disso, qualquer pessoa pode receber as quantias antes, desde que envie o documento antecipadamente.

Como funciona o pagamento da restituição dos prioritários?

Outro ponto importante a ser mencionado é que o envio até a referida data é um critério importante para acessar o reembolso o mais rápido possível, mas não é uma garantia de que isso realmente poderá ser feito, uma vez que essa primeira rodada de pagamentos abrange os grupos prioritários, que geralmente envolve pessoas com mais de 80 anos.

Além deles, idosos com idade igual ou superior a 60, cidadãos com deficiência, portadores de doença grave e brasileiros que apresentam o magistério como fonte principal de renda também fazem parte desse grupo. A Receita explica que quem faz parte dessa lista recebe antes. Agora, caso estes contribuintes não alcançarem um número específico, a fila segue, logo o dinheiro referente ao primeiro lote é entregue também para aqueles que entregaram a declaração até a data estipulada: 10 de maio.

Outra alternativa que também pode antecipar o recebimento dos valores é optar pela declaração pré-preenchida, um dos destaques de atualização do sistema da Receita Federal. Por esse recurso, o contribuinte ganha tempo com o preenchimento das informações, pois os dados do ano anterior são automaticamente importados para a declaração atual. Quem preferir receber por PIX também será contemplado antes.

Confira o cronograma pagamento:

1º lote: 31 de maio;
2º lote: 30 de junho;
3º lote: 31 de julho;
4º lote: 31 de agosto;
5º lote: 29 de setembro.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário