Passo a passo para controlar o armazenamento do WhatsApp em 2023

Saiba como gerenciar os conteúdos em mídia que você recebe no aplicativo do WhatsApp. Economize armazenamento com esse truque.



O armazenamento do celular é uma questão muito séria que pode atrapalhar a experiência dos usuários em alguma medida. Dentro de alguns aplicativos, assim como no próprio WhatsApp, é possível controlar o armazenamento e o que pode ser baixado. 

Veja também: Lista do ADEUS! 37 celulares vão se despedir do WhatsApp em abril

À primeira vista, caso você esteja tendo maiores dificuldades em baixar aplicativos ou enviar mídias, talvez a causa oculta possa estar voltada a configurações do WhatsApp. 

Como controlar o armazenamento do WhatsApp?

Em algum momento, ao ir até sua galeria, você já percebeu alguns conteúdos e mídias que não se lembra? Muito provavelmente, é em decorrência da configuração que permite downloads automáticos. 

Para você desativar o download automático de mídias, é um processo simples. 

  1. Entre no seu WhatsApp e prossiga até o menu de configurações do aplicativo
  2. Caso o seu celular esteja em português, a aba que você deve ir é a de “Armazenamento e dados”
  3. Ao entrar, perceba que apareça algumas opções de downloads automáticas conforme o uso do Wi-Fi ou dados moveis. Predefina um modelo de mídia ser baixada ou retire qualquer opção já presente. 
  4. Selecione qual o tipo de conteúdo que você quer que seja baixado automaticamente. Na hipótese de que você não quer nenhuma mídia sendo baixada automaticamente, desative os quadrados dos conteúdos. Como mostrado na captura de tela, foi entendido como “Nenhum arquivo de mídia”, ao desativar opções de mídia. 
  5. Pronto! 

Gerenciando o armazenamento com base nas conversas

Você tem algum amigo que costuma conversar bastante e trocar diversas mídias? É possível separar os seus contatos conforme a mídia que você enviou ou recebeu. Do mesmo modo que o item anterior, a opção encontra-se na mesma aba “armazenamento e dados.” 

É o primeiro item que apareça. Logo após entrar, imediatamente, você pode entrar na conversa mais cheia e selecionar quais modelos de mídia vão ser apagados.  Depois que você selecionar o contato desejado, ali aparecerá todos os modelos de mídia. Assim sendo, fica fácil tirar aqueles que não serão mais utilizados. 

Ativando mensagens temporárias 

Por fim, uma opção recente que pode ser uma grande aliada no combate ao armazenamento cheio. Ao ativar as mensagens temporárias, as conversas somem em um determinado período, selecionado pelo usuário. Atualmente, existem três opções: 24 horas, 7 dias ou três horas.

Como resultado, as mensagens temporárias também apagam os arquivos, sendo um grande aliviador de mídia. Você pode ativar diretamente de um chat, ao tocar no nome do contato e prosseguir até “mensagens temporárias”. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário