Pessoas destes 2 estados podem se preparar: conta de luz ficará mais cara

Aneel avisou que a conta de luz vai ficar mais cara e moradores de dois estados brasileiros precisam se preparar. Entenda.



A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que os consumidores residenciais de alguns estados brasileiros terão uma surpresa nada agradável para lidar: a conta de luz vai ficar mais cara a partir de maio ou junho de 2023.

Leia também: ESTAS são as causas para sua conta de luz vir cara e você sequer sabia

O reajuste tarifário é feito anualmente pela agência e está previsto um aumento médio de 5,6%. Porém, algumas localidades podem ter um aumento ainda maior. O estado de Minas Gerais, por exemplo, poderá ter aumento de 12%, enquanto o Rio Grande do Sul pode subir em média 9,49%.

Além do aumento do uso residencial, os consumidores industriais também terão um reajuste. Com isso, estratégias de economia de energia serão interessantes tanto entre as famílias gaúchas e mineiras, quanto para as indústrias nos dois estados.

A alteração, claro, também tem o potencial de aumentar os custos do comercio local, o que pode piorar ainda mais a inflação.

Veja o quanto a conta de luz vai ficar mais cara em MG e no RS

Com um orçamento cada vez menor, as famílias de dois estados brasileiros terão que lidar com esse aumento em 2023. Para a RGE Sul Distribuidora de Energia, que atende mais de três milhões de unidades consumidoras em 381 municípios do Rio Grande do Sul, o aumento médio para consumidores de baixa tensão seria de 10,14%. Já para os consumidores de alta tensão, como indústrias, o reajuste ficaria em 1,87%.

Já em Minas Gerais, o aumento na conta de luz é resultado do retorno da cobrança do ICMS, estabelecido após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) em todo o país. Vale destacar que a cada cinco anos a tarifa é revisada e a cobrança deve ser reavaliada apenas em 2028. O aumento da taxa só acontece após a Superintendência de Gestão Tarifária realizar os cálculos necessários.

Será importante, portanto, economizar. Alguns aparelhos, como ar-condicionado e máquina de lavar, principalmente quando estão com os filtros sujos, podem encarecer a conta de luz, já que demandam mais potência do aparelho para funcionar. Por isso, é importante ter controle da limpeza deles.

Outra dica bastante eficiente para economizar energia elétrica é trocar lâmpadas comuns por outras de LED, caso ainda não tenha feito isso. Apesar de serem mais caras, elas consomem menos energia e são mais duráveis.




Voltar ao topo

Deixe um comentário