scorecardresearch ghost pixel



Petrobras reduz preço do Gás Natural para as distribuidoras; Preço cai na bomba?

Entenda como a redução do valor do GNV para as distribuidoras influencia no valor do combustível para o consumidor final.



A semana já começou com um importante anúncio da Petrobras: a redução média de 8,1% do preço do Gás Natural (GNV) vendido a distribuidoras a partir do início do próximo mês. Em suma, o ajuste faz parte da atualização trimestral prevista nos contratos com as distribuidoras.

Leia mais: Terror dos brasileiros? ICMS único sobre combustíveis tem valor divulgado

Na prática, ela reflete na variação do preço do combustível vinculado às oscilações do petróleo no mercado internacional. A atualização também considera outros fatores como taxa de câmbio e transporte via dutos.

Queda no preço do GNV

Ao se observar o primeiro trimestre, os dados da Petrobras apontam que o petróleo teve queda de cerca de 8,7%, além disso, o câmbio teve apreciação de aproximadamente 1,1%.

Por fim, vale lembrar que a parcela de preço relacionada ao transporte de gás sofre uma atualização anual no mês de maio. Ela é vinculada à variação do IGP-M. Por isso, a expectativa é que haja uma atualização de aproximadamente 0,2% a partir do mês de maio deste ano.

Assim, a partir de tal atualização, a companhia afirma que o preço do gás natural vendido pela Petrobras para as distribuidoras deverá acumular uma redução de aproximadamente 19% no ano.

Nas bombas

Apesar da queda no valor do GNV para as distribuidoras, a Petrobras alerta sobre o preço ao consumidor final. A empresa alega que a redução na bomba não está sob o seu controle e, por isso, depende de outros fatores, como empresas do setor. Dentre eles está o portfólio de suprimento de cada distribuidora, assim como suas margens de lucro, além de tributos federais e estaduais.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário