scorecardresearch ghost pixel



Pode preparar o guarda-chuva! Nova frente fria traz chuvas hoje (11/04)

Com o avanço de uma nova frente fria e com a atuação da ZCIT, as chuvas se farão presentes em todas as regiões do país até o fim da semana.



Uma nova frente fria passa a atuar sobre o Sul e Centro-Oeste do Brasil nesta semana, causando queda nas temperaturas e chuvas em diversos pontos do país. Dessa forma, é esperado até 100 milímetros acumulados até o próximo domingo (16). Em relação à frente fria, ela irá surgir no Sul no decorrer da semana.

Leia mais: Alerta! Chuvas fortes estão fazendo aranhas mortais brotarem em piscinas

Ao avançar para o Centro-Oeste, o fenômeno será a responsável por pancadas de chuva em praticamente toda a região. Assim, o Centro-Oeste é a região que contará com chuvas mais expressivas ao longo da semana, principalmente no extremo sul do Mato Grosso do Sul. Segundo a meteorologia, são esperados até 100mm de chuva para essa faixa do país.

Chuva e frente fria

Na região Sul, o tempo seco deverá mudar com a chegada da frente fria e de novas pancadas de chuvas. Desse modo, as precipitações ficarão irregulares até o dia 16 de abril, concentrada na metade sul gaúcha e no norte paranaense. No entanto, as chuvas mais volumosas irão acontecer no noroeste do Paraná.

No Sudeste, pancadas de chuvas deverão ocorrer na maior parte da região até o dia 16 de abril, com destaque para os precipitados no leste e na metade sul de São Paulo, assim como no Triângulo Mineiro. Sendo assim, os volumes esperados são entre 35 e 70mm.

Já para a região Centro-Oeste, pancadas de chuva são esperadas até o final da semana, de forma generalizada sob a região. Além disso, o avanço da frente fria pode causar chuvas fortes e volumosas no extremo sul da região, com volumes de até 100mm.

Em relação ao Nordeste, poucas mudanças até o fim da semana. A expectativa é de chuvas mais organizadas no Maranhão, enquanto volumes acima de 35mm são esperados no Ceará nos próximos dias. Em contrapartida, há uma pequena chance de chuvas no restante da região, principalmente na Bahia.

Por fim, os acumulados na região Norte poderão ficar entre 20 e 70mm nos próximos dias em grande parte da região. Assim, a chuva mais expressiva poderá ser registrada em diversos pontos na faixa norte, desde o Amazonas até o Pará, devido a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).




Voltar ao topo

Deixe um comentário