Se não tomarem atitude, beneficiários do BPC podem ficar sem o benefício

Não manter dados atualizados a cada dois anos pode fazer beneficiários do BPC terem o recebimento suspenso. Saiba como atualizar!



Beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) devem manter seus dados atualizados no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), pelo menos a cada dois anos, para garantir a manutenção do benefício. A questão foi reforçada pelo governo federal recentemente, sobretudo por inconsistências nos cadastros do Bolsa Família.

Leia também: Mudança no BPC: aumento no valor do benefício começa em poucas semanas

O BPC é o benefício de um salário mínimo mensal garantido a idosos e pessoas com deficiência que comprovem não possuir meios de prover sua própria manutenção, nem de tê-la provida por sua família e tenham renda mensal familiar por pessoa de até ¼ do salário mínimo vigente. O cadastro é utilizado pelo INSS para realizar o pagamento do benefício.

Entram nessa lista pessoas idosas com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência que não têm direito à previdência social e que não estão inseridas no mercado de trabalho e não apresentam uma renda fixa podem receber o BPC. O benefício é fundamental para garantir a subsistência dessas pessoas e, por isso, é importante manter o cadastro atualizado para não correr o risco de ter o benefício suspenso.

Como os beneficiários do BPC podem atualizar seus dados?

Para atualizar os dados no CadÚnico, os beneficiários devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a Assistência Social da Prefeitura da sua cidade de residência.

Caso o BPC seja suspenso por falta de atualização no cadastro, o segurado deve primeiro atualizar seus dados na Assistência Social do município. Somente após essa atualização, o beneficiário pode requerer o serviço “Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido” através do Meu INSS ou da Central Telefônica 135.

O acompanhamento do processo de atualização do cadastro também pode ser feito pelo Meu INSS ou pela Central Telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h. É fundamental que os beneficiários fiquem atentos aos prazos de atualização do cadastro para não terem problemas como a suspensão do benefício.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário