scorecardresearch ghost pixel



Se você tem essa CNH, é melhor ter cuidado: ela pode ser CANCELADA

Com a empolgação de finalmente dirigir, muitos motoristas recém-habilitados acabam cometendo erros e comprometendo a CNH.



A carteira é o grande sonho de muitos brasileiros, especialmente dos que precisam se preparar financeira e psicologicamente para enfrentar o trânsito. Após conseguir a tão sonhada habilitação, muitos deles se esquecem de alguns detalhes importantes que podem fazer com que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seja invalidada.

Leia mais: Tirar a CNH de graça é possível em 2023 e nós te mostramos como

Dessa forma, vale ressaltar que alguém que acabou de receber a sua primeira carteira ainda não está com o documento considerado “definitivo”. Após ser aprovado na prova prática, o aluno receberá a versão provisória.

O documento é chamado de Permissão para Dirigir (PDD). Com ele, o novo motorista passará por uma fase de teste até conseguir a versão definitiva. Durante esse período, é expressamente proibido cometer alguns erros e se mostrar uma pessoa imprudente no trânsito. Caso contrário, a sua carteira pode ser cancelada!

Quais motivos fazem condutor perder a CNH?

A carteira de motorista provisória tem validade de um ano. O período é contado a partir de sua data de emissão. Durante esse tempo, o condutor não pode cometer nenhuma infração grave ou gravíssima. Além disso, ele também não pode ser reincidente em qualquer infração média.

É importante lembrar que a carteira PPD não contabiliza os pontos por infração como em uma CNH definitiva. Ela conta o número de infrações, visto que a pontuação não vai para nenhum prontuário do motorista ainda. Apesar disso, mesmo assim é necessário manter a atenção no trânsito para dirigir com cautela.

O motorista que está com a provisória deve ficar sem infrações graves durante o período de 12 meses.

Algumas dessas faltas são:

  • Exceder a velocidade permitida na via;
  • Beber e dirigir;
  • Dirigir sem o uso do cinto de segurança;
  • Estacionar em vagas destinadas a idosos ou deficientes.

O condutor que cometer infrações durante o seu período probatório irá perder a carteira provisória. Com isso, ele deverá recomeçar todo o processo de habilitação, visto que a carteira será apreendida pelos órgãos de fiscalização.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário