scorecardresearch ghost pixel



Tire sua CNH de graça! Inscrições abertas para 3.500 vagas na Habilitação Social

Ação garante a obtenção de Carteira Nacional de Habilitação de forma totalmente gratuita; Saiba como se inscrever.



Conseguir a tão sonhada Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não é uma tarefa fácil, nem barata. Contudo, para auxiliar cidadãos que dificuldades de pagamento do processo, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran/ES) lançou a 1ª fase do programa CNH Social 2023. Neste primeiro momento são 3500 vagas.

Leia mais: ALERTA GERAL do DETRAN para os brasileiros com CNH

Ainda neste ano ocorrerá o lançamento da segunda etapa do programa, com outras 3500 vagas para a CNH Social, totalizando 7 mil.

Inscrições

Os interessados em tirar a habilitação por meio do Programa CNH Social devem se inscrever pelo site do Detran-ES até o dia 14 de abril. Além da primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro), a iniciativa também prevê a adição de categoria A e B, além da mudança de categoria para D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).

Vale lembrar que um dos pré-requisitos para entrar no programa é ter Cadastro Único (CadÚnico) ativo. As pessoas que estiverem com seus dados desatualizados devem solicitar as mudanças necessárias e aguardar o anúncio da segunda fase do programa.

Por fim, os selecionados serão divulgados no site do Detran/ES no dia 20 de abril. Contudo, quem não for contemplado terá uma nova oportunidade no dia 12 de junho, com a divulgação de chamada única de suplentes.

Passo a passo

Para se inscrever, é necessário entrar no site do Detran/ES e, em seguida, clicar no banner ou botão “programa CNH Social”. O próximo passo é preencher as informações pessoais, de acordo com os dados presentes do CadÚnico.

Por fim, é preciso selecionar a categoria (Primeira Habilitação A ou B) ou, no caso de quem já tem licença para dirigir, escolher entre as opções “Adição de categoria” A ou B, “mudança de categoria” D ou E.

Critérios

A seleção ocorrerá de forma eletrônica, ou seja, sem interferência humana. Isso porque, o ranqueamento levará em consideração as informações do Cadastro Único, como, por exemplo, renda per capita e maior número de pessoas no grupo familiar. Outros critérios adotados englobam informações como Ensino Fundamental completo, ser beneficiário do Bolsa Família e, ainda, data e hora de inscrição.

Vagas

Do total de 3500 vagas, 40% tem como foco a primeira habilitação (A ou B). Além disso, 20% é para Adição de categoria A ou B e, por fim, 40% para Mudança de Categoria D ou E. Vale lembrar que a ação pretende focar na capacitação profissional em uma tentativa de inserir condutores no mercado de trabalho.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário