Tirei e coloquei a cerveja de volta na geladeira; ela vai ficar ‘choca’?

Entenda o que realmente acontece nesse processo e se é verdade que a cerveja pode ficar choca devido à variação de temperatura.



A cerveja é uma das bebidas alcoólicas mais consumidas do Brasil e, por isso, existem muitos mitos e hábitos relacionados a ela. Um deles diz que tomar a bebida resfriada pela segunda vez é um erro, já que ela ficaria choca (perderia todo o gás). Será que a variação de temperatura realmente pode afetar a concentração de gás? Entenda melhor o assunto a partir de agora.

Veja também: Cerveja que não ‘engorda’? Bebida vira febre entre quem quer emagrecer

Cerveja choca, e agora?

A cerveja choca é aquele líquido que perdeu o seu efeito frisante. Ou seja, quando você coloca no copo, ela produz uma espuma tímida ou sequer produz qualquer ação espumante. Isso quer dizer que o CO₂ não está ali.

No entanto, uma das características essenciais de uma boa cerveja é justamente o gás que ela possui. Ninguém aprecia tomar a bebida com aspecto de água ou suco, por exemplo. Por isso, sempre foi dito para não colocar e tirar a latinha ou garrafa da geladeira várias vezes.

Tirar e colocar na geladeira faz diferença?

Se você tirou uma latinha ou garrafa da geladeira e colocou de volta uma vez, tudo bem. A bebida não ficará choca por conta disso. No entanto, se você fizer isso várias vezes, o aspecto pode mudar de verdade, afirmam os responsáveis por bares.

No entanto, se por acidente você congelou a cerveja, há uma péssima notícia lhe esperando. A cerveja congelada perde boa parte das propriedades de aroma e sabor. Mais do que isso, ela pode ficar choca se esquentar e depois voltar para a geladeira.

Por que a cerveja fica choca?

Essencialmente, a cerveja fica choca por três motivos diferentes:

  • 1 – Vedação ruim: caso a cerveja tenha sido mal vedada no processo de fabricação, o gás escapará pelo lacre e isso fará com que ela fique choca;
  • 2 – Mudanças bruscas de temperatura: passar de temperatura muito alta para outra muito baixa várias vezes faz com que o efeito indesejado aconteça;
  • 3 – Exposição à luz: a exposição à luz faz com que o CO₂ saia do líquido e o oxigênio ganhar mais espaço.




Voltar ao topo

Deixe um comentário