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Usuários do aplicativo Nubank recebem AVISO importante sobre GOLPE

Órgão de defesa do consumidor alerta usuários do banco digital para um novo golpe que vem fazendo muitas vítimas.



A carteira de clientes do Nubank no Brasil só cresce a cada dia, especialmente devido às facilidades que o banco digital oferece. Entretanto, os usuários do aplicativo do banco digital precisam ficar atentos a um novo golpe que vem fazendo muitas vítimas no país.

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O alerta é do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), que emitiu um comunicado recente informando sobre o esquema. O aviso foi divulgado com o intuito de disseminar as informações sobre como os golpistas operam, evitar que mais casos apareçam e informar sobre como o cidadão afetado deve proceder.

O que está acontecendo?

Segundo relatos dos próprios clientes do Nubank, criminosos conseguiram invadir suas contas digitais e realizar empréstimos e transferências em poucos minutos. O que mais chama atenção é que o sistema de segurança da instituição não suspeitou ou bloqueou as transações, mesmo que elas tenham sido feitas em um espaço curto de tempo.

As queixas apuradas pelo órgão foram registradas no portal consumidor.gov.br e também nas redes sociais.

Após denúncias dos consumidores, o Idec notificou o banco questionando sobre os procedimentos de segurança adotados no aplicativo. O instituto pediu esclarecimentos sobre quais medidas a empresa pretende tomar para ressarcir as vítimas e evitar novos casos.

O Nubank tem 15 dias para informar os procedimentos e prazos adotados para ressarcir o consumidor que sofreu o chamado “golpe do acesso remoto”, além de informar o número de vítimas registradas até o momento.

Qual a solução?

Questionado sobre seu sistema antifraude, o banco digital respondeu: “Reafirmamos o nosso compromisso com a proteção dos nossos mais de 70 milhões de clientes, mantendo uma vigilância constante sobre a utilização dos nossos serviços, incluindo o desenvolvimento de ferramentas de proteção para ajudar os usuários na prevenção e inibição de golpes. Com relação a esses crimes, o Nubank mantém equipes especializadas e canais abertos 24 horas para o atendimento às vítimas.”

Caso o cliente suspeite de movimentação indevida por terceiros, deve seguir as instruções disponíveis no SOS Nu, a plataforma de segurança da fintech. No site, o Nubank informa que um dos procedimentos adotados é buscar “recuperar o valor junto à instituição financeira da conta recebedora”.

“Porém, é importante que você esteja ciente que nem sempre é possível recuperá-lo”, completa.




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