scorecardresearch ghost pixel



App do Nubank falha, hackers invadem e cliente perde R$ 150 mil

Após receber o relato de diversos clientes de foram vítimas de invasões hackers em suas contas, o Idec solicitou explicações ao Nubank.



O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) enviou uma notificação ao Nubank na última semana após consumidores relatarem que foram vítimas de golpes pelo aplicativo da fintech. Com o documento enviado, o Idec questionou o banco sobre o que é utilizado para garantir a segurança dos seus cientes contra ataques do tipo.

Leia mais: NOVA função do Nubank pode ser a solução para o fim dos GOLPES

De acordo com o instituto, os clientes em questão tiveram as contas invadidas por um tipo de hacker, que realizou empréstimos em seus nomes e fez transferências de grandes quantias para as outras contas em poucos segundos.

Ao ser questionado pela Exame Invest, o Nubank afirmou que colabora com as autoridades responsáveis pelo cuidado com o consumidor. Além disso, afirmou também que tem canais abertos e equipes especializadas disponíveis 24 horas por dia para atender as vítimas dos crimes.

Sendo assim, o conselho dado é muito simples: caso o cliente note alguma movimentação indevida por terceiros em sua conta, ele deverá seguir as instruções disponíveis no SOS Nu.

Vítima teve um prejuízo de R$ 150 mil

Diversos clientes do banco disponibilizaram os seus relatos nas redes sociais e em plataformas de reclamação, falando sobre a falta de segurança no aplicativo. A principal crítica que as vítimas têm feito tem relação com o fato de a instituição financeira não contar com um sistema que bloqueia as transações fora do padrão da conta.

Um dos relatos argumentava exatamente em relação a isso. O cliente afirmou que os criminosos atuaram em rápidos quatro minutos. Nesse período, fez quatro transferências via PIX no valor total de R$ 150 mil.

Por sua vez, usuário nunca havia realizado nenhum saque acima de R$ 250. Isso quer dizer que o suposto sistema antifraude da fintech não chegou a identificar que havia algo errado nas transferências.

Nubank teria alertado clientes sobre golpe

No início do mês de abril, o banco enviou um alerta aos seus clientes, informando que o golpe acontece por acesso remoto. Com isso, os bandidos conseguem realizar transferências bancárias após o consumidor realizar o download de aplicativos piratas. Por meio deles, os criminosos conseguem ter acesso ao celular da vítima de forma remota.

A fintech ainda afirmou que o problema não ocorre devido a uma falha de segurança do banco, por isso, ela recomenda que os clientes baixem a versão atualizada do aplicativo do Nubank, como um dos meios de prevenção.

Em contrapartida, o Idec enviou uma notificação ao Nubank, como objetivo de solicitar informações sobre o fato. Além disso, o instituto também pediu explicações do porquê de a fintech não ter adotado medidas preventivas com maior antecedência. O Nubank deverá informar também de qual forma está lidando com os clientes que foram vítimas dos golpes.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário