Você deve abrir a sua própria empresa e Steve Jobs explica o motivo

Sim, mais de uma década após sua morte, Jobs explica por que você deve abrir seu próprio negócio. Entenda como sua teoria ainda é atual.



Mesmo mais de uma década após sua morte, os conselhos de Steve Jobs continuam atuais. Recentemente, o autor Jeff Haden, em um artigo publicado no Inc., relembrou uma aula em que Jobs explica por que você deve abrir sua empresa.

Leia também: O motivo que fazia Steve Jobs usar a mesma roupa vai te deixar perplexo

O artigo é baseado em uma aula dada pelo fundador da Apple no Massachusetts Institute of Technology (MIT), há 31 anos. Nela, Jobs explica por que abrir sua própria empresa é importante, e a resposta não tem nada a ver com dinheiro.

No novo artigo, o autor Jeff Haden, se baseia no que foi dito há 31 anos e aponta que os empreendedores de meia-idade têm mais chances de sucesso, inclusive na área de tecnologia.

Além da opinião, claro, Haden se baseia também em um estudo produzido dentro do próprio MIT, onde ocorreu a icônica aula de Jobs. De acordo com uma pesquisa do Census Bureau do MIT, uma pessoa de 50 anos tem quase o dobro de chance de abrir um negócio bem-sucedido, em comparação com alguém de 30 anos.

Como Jobs explica por que você deve abrir seu próprio negócio?

Para ele, o fator sucesso não é o principal motivo para empreender. O verdadeiro motivo é a oportunidade de aprender. E se você não é dono de algo por pelo menos alguns anos, não pode tomar responsabilidade por suas recomendações, acompanhá-las em todos os estágios, acumular um casco pelos erros e levantar do chão para começar de novo.

Sendo assim, você aprende apenas uma fração do que poderia. Na visão de Jobs, dar recomendações e não ter responsabilidade pelos resultados só lhe dá uma fração da oportunidade de melhorar.

Para explicar sua opinião, Steve Jobs utilizou uma banana como metáfora. Essa cena ficou marcada entre empreendedores e seguidores do criador da Apple. Nela, ele explica que enquanto você é um funcionário, pode ter uma imagem perfeita da banana, mas ela sempre será bidimensional, e você nunca terá a chance de prová-la. Quando você é dono do próprio negócio, mesmo que seja pequeno, tem acesso à terceira dimensão.

Ou seja, sem a experiência do fazer, você nunca atingirá a tridimensionalidade. Segundo Haden, se você não é proprietário de uma empresa, nunca se importará tanto com o que faz.

Já quando você abre um negócio, é livre para decidir o rumo da empresa, tomar decisões e cometer erros. E, então, aprender com isso.

Outras vantagens de ter um negócio – e precisar se virar com ele- é que você pode descobrir habilidades que não sabia que possuía, desenvolver sua criatividade e se tornar mais confiante, afirma o artigo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário