Nunca estivemos tão conectados com o mundo tecnológico. Podemos levar a internet para qualquer lugar e usar em qualquer momento do dia. Porém, o uso dela, especialmente em momentos perto da hora de dormir, causa efeitos negativos. Posto isto, listamos quatro motivos para que você evite usar o celular durante a noite — caso você tenha total controle.
Veja também: Não cometa estes 4 erros se você quer aumentar o tempo de vida do seu celular
Quais são os malefícios do uso do celular e como isso atrapalha na hora de dormir?
1. A luz emitida pelo celular atua contra o hormônio do sono
Dispositivos eletrônicos como celulares e computadores emitem a chamada luz azul. Ela é uma frequência de luz que atrapalha a produção de melatonina, conhecida por ser o hormônio do sono. Ou seja, é como se o seu cérebro ficasse confuso ao perceber aquela luz.
Prosseguindo, ficar horas olhando para a luz azul causa fadiga ocular e dores de cabeça. Tanto é que temos a síndrome da visão de computador. Como recomendação, alguns celulares acompanham a função de filtrar a luz azul. Recomenda-se sua ativação.
2. Usuários ficam mais tensos e ansiosos com possíveis notificações
Quem nunca deixou de dormir na espera do próximo responder à mensagem, ou tem o sono interrompido por uma notificação? Pois é! Não é tão saudável assim. Aqui presenciamos um caso em que a simples presença do seu celular dificulta o indivíduo a dormir, visto que em qualquer momento alguém pode chamar ele.
É aconselhável tirar as notificações do aplicativo em específico ou do celular inteiro. Considerando que o celular é um ótimo despertador, filtrar as mensagens é uma ótima opção para quem quer ter uma boa noite de sono.
3. Reduz a qualidade do sono
Falando em ter uma boa noite de sono, muitas pessoas não estão conseguindo ter por ficarem à madrugada inteira nos celulares. É evidente que o uso do celular durante o celular pode ser um refúgio da realidade para algumas pessoas, porém é necessário falar sobre suas consequências. A sua produtividade e ânimo estão em jogo. É recomendado que todos consigam dormir mais de 7 horas ou menos de 12 horas.
4. Torna o usuário mais dependente do aparelho
O celular, com todos os seus estímulos, podem viciar alguém. Não é nenhuma surpresa. Sob outro ponto de vista, o aparelho também sairá prejudicado. É comum que pessoas viciadas tenham que ficar carregando o seu celular em diversos períodos por dias, por exemplo. Ao longo prazo, a bateria pode ficar desgastada precocemente.