Lavar os cabelos diariamente pode não ser adequado para algumas pessoas, que passam a ter sensibilidade. Isso acontece principalmente entre mulheres, pois o óleo produzido pelo couro cabeludo é importante. Lembrando também que o cabelo não fica sujo tão rápido e dispensa o não precisa de shampoo todos os dias. Se você está lavando seus cabelos todos os dias, veja quais são os riscos.
Veja também: ‘NÃO PARECE’! 5 tintas de cabelo para esconder a idade e parecer mais jovem
Estes são os riscos de lavar o cabelo diariamente
1. Remoção do óleo natural
Ao lavar os cabelos com frequência, especialmente usando shampoo, os óleos naturais produzidos pelo couro cabeludo são removidos em excesso. Portanto, deixa os fios secos, sem brilho e propensos à quebra. Antes de criar seu cronograma capilar, pense no período ideal de lavagens.
2. Desequilíbrio da produção de óleo
Quando o óleo natural deixa de ser produzido, o corpo pode reagir aumentando a produção de sebo para compensar a falta de hidratação. Esse quadro resulta em um ciclo vicioso de cabelos oleosos. Dessa forma, é necessário ter equilíbrio, considerando suas necessidades, com intervalo de 2 a 4 dias.
3. Danos aos fios
Dependendo dos produtos que você usa, a capacidade de proteção do cabelo tende a ser afetada. Com isso, a estrutura capilar torna-se mais suscetível a danos causados pelo calor, poluição e substâncias químicas. Nesse caso, até mesmo uma simples escova ou secador é capaz de destruir a definição.
4. Perda de cor e tratamentos químicos
Para quem tem cabelos coloridos ou submetidos a tratamentos químicos, como alisamentos ou permanentes, o cuidado deve ser maior. Isso se deve à facilidade de desbotamento e menor durabilidade da tinta. Além de espaçar o tempo de higienização, o uso de produtos específicos facilita a manutenção do cabelo.
Se você está sentindo que tem algo errado com o seu cabelo, seja pela sensibilidade, queda e outros sintomas, procure um médico. Quanto a esses quadros, o dermatologista especializado em tricologia, consegue avaliar determinadas ocorrências, para encontrar a solução.