5 cuidados cruciais para evitar que cachorros e gatos transmitam doenças

Animais domésticos como gatos e cachorros podem ser vetores de contaminação, transmitindo doenças. Estas são algumas formas de prevenção.



Você provavelmente ama seus pets, mas é preciso tomar cuidado com certas interações. Isso acontece porque eles costumam transmitir determinadas doenças que podem ser prevenidas. Nesse caso, existem algumas práticas de higiene que protegem sua família e também os animais. Veja quais são os tipos de contaminações envolvendo cachorros e gatos e como se prevenir.

Veja também: Se você dá água da torneira para seu cachorro, saiba que ele corre riscos

Como evitar que gatos e cachorros transmitam doenças

1. Atualizar a carteira de vacinação

A vacina contra raiva reduz o risco de infecções graves caso uma pessoa seja mordida. Nesse caso, enquanto filhote, gatos e cachorros costumam receber uma dose que protege 100% contra a transmissão do vírus.

2. Realizar visitas periódicas ao veterinário

Dos primeiros anos de vida até a fase adulta, é necessário levar seu animal de estimação ao veterinário. Isso é importante para identificar condições animais com antecedência, dado que o diagnóstico precoce facilita o tratamento. Além disso, caso ele tenha algum microorganismo, impede que pessoas fiquem doentes.

3. Higienizar urina e fezes com cuidado

A urina e também as fezes de cães e felinos apresentam a bactéria Toxoplasma gondii, que pode intoxicar o organismo dos indivíduos. Em mulheres grávidas que se infectam, essa reação inclui aborto espontâneo e má formação do feto.

4. Manter o local onde o pet fica organizado

Garantir que todos os objetos e maiores pontos de contato do animal estejam devidamente higienizados, evita contaminações. Outra bactéria que os pets transmitem aos humanos é a salmonella. Portanto, sem uma rotina de limpeza adequada, seu estômago pode sofrer terríveis consequências.

5. Evitar brincadeiras que estimulem agressividade

Brincadeiras que estimulam arranhões e mordidas não são recomendadas, pois essas fissuras na pele absorvem fungos. Nesse sentido, o fungo Sporothrix causa reações alérgicas, a partir de feridas e machucados que não cicatrizam.

Agora que você já sabe quais são as principais doenças que gatos e cachorros podem transmitir, procure aplicar todas as medidas de segurança.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário