Existem alguns alimentos antigos que fazem parte da dieta humana até hoje. São produtos que existem em todo o mundo e podem ser consumidos de modos diferentes. Alguns deles estão presentes na história há mais de 10 mil anos.
Veja também: Alimento que muita gente odeia é um santo remédio para queimar gordura
1 – Chocolate
O chocolate talvez seja o doce mais famoso e apreciado no mundo inteiro. Ele também é um dos alimentos antigos De acordo com registros históricos, esse derivado do cacau existe desde 1.500 a.C. Mais e astecas utilizavam o fruto para fazer bebidas e trocas de mercadorias, por exemplo.
2 – Pipoca
Outro dos alimentos antigos que ainda são consumidos é a pipoca. Acredita-se que povos indígenas das Américas consumam o produto há milhares de anos. O processo de feitura, no entanto, não é o mesmo que se utiliza hoje para preparar essa comida típica de salas de cinema.
3 – Alimentos antigos: pão
Sem dúvidas, o pão é um dos alimentos mais antigos da humanidade. Basta misturar farinha, água e fungos para que a massa cresça e possa ser assada em qualquer tipo de forno, rústico ou moderno. Alguns historiadores acreditam que existem registros de povos que produziam pães há mais de 14 mil anos.
4 – Iogurte
O leite fermentado pode ter sido descoberto ao acaso e já foi utilizado por várias culturas há milênios, especialmente na região do mediterrâneo.
5 – Queijo
Não é possível examinar exatamente a origem do queijo, porém sabe-se que ele é produzido há muito tempo. A lenda diz que um mercador árabe inventou o alimento enquanto transportava leite em sacos feitos com o estômago de ovelha. O líquido teria coalhado e se tornado a primeira versão das inúmeras que existem até hoje.
6 – Alimentos mais antigos (ou bebidas): cerveja
A lista também conta com bebidas, como é o caso da cerveja, tão popular no Brasil e no mundo. Os registros mostram que ela pode estar presente há mais de 5 mil anos na cultura humana.
7 – Alimentos antigos: macarrão
Por fim, o macarrão também é um dos alimentos antigos que são consumidos até hoje no mundo inteiro. O produto pode ter entrado no ocidente por mercadores orientais nas viagens de Marco Polo.