Você pode ter comido atum da forma errada a vida toda, dizem especialistas

Especialistas são unânimes ao responder esta questão.



O atum é um peixe bastante popular no Brasil e na América Latina. Ainda que a aquisição dele fresco seja mais difícil, caiu no gosto das pessoas pela sua forma enlatada. No entanto, o atum enlatado causa controvérsias sobre como deve ser consumido. Os especialistas respondem, de uma vez por todas, a melhor maneira de consumir atum: em água ou enlatado com óleo.

Leia mais: Cozinha impecável: truque ‘raiz’ ACABA com odor de peixe frito na hora

Antes de tudo, é importante ver se comer o atum enlatado em geral é a opção mais saudável.

É melhor comer atum enlatado?

As conservas de qualquer tipo de pescado costumam ser menos saudáveis, segundo os especialistas. Peixes frescos são sempre a melhor opção. Porém, no caso do atum, nem sempre é possível ter.

Atuns frescos são bastante caros no Brasil, enquanto a opção em conserva é acessível. Assim, atuns enlatados acabaram sendo a forma mais comum de consumo, embora não seja a mais adequada propriamente.

Só que há uma espécie de redução de danos em relação a isso, saiba a seguir.

Melhor com água ou com óleo?

O atum enlatado tem um alto teor de gordura, por isso já é um veneno. Se é o mais consumido no Brasil, então é recomendado escolher uma opção melhor.

Segundo os especialistas, na hora de escolher entre o atum enlatado em óleo ou o enlatado em água, muitos fatores podem ser considerados. No entanto, o melhor fator é a caloria.

Ainda que o atum enlatado em óleo seja mais rico em proteínas e ácidos graxos que o enlatado em água, não é a melhor opção. O motivo é o fato de ser altamente rico em calorias.

Numa pesquisa simples, os especialistas detectaram que uma lata de atum em óleo, vendida em supermercados, tem 240 kcal. Já uma lata de atum em água nas mesmas condições tem cerca de 160 kcal.

O atum enlatado em água tem um processamento mais saudável, embora perca em proteínas, ácidos graxos e em sabor. As moléculas de água dissipam as moléculas de sabor do peixe.

Apesar da preferência do atum enlatado em água, os especialistas enfatizam que o melhor é consumir o pescado em conserva no máximo duas vezes na semana.

Previna-se, reduzindo o dano por comer atum enlatado!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário