Adeus corpo ralado! Yamaha anuncia 1ª moto que não cai; veja como ela é

Marca tem a ousada pretensão de zerar os acidentes com motos até 2050. A primeira moto que não cai deve oferecer ainda mais proteção.



O maior risco que envolve a motocicleta é a falta de equilíbrio que ela possui. Afinal de contas, o transporte é apoiado em apenas duas rodas que estão em linha, sem nenhum objeto que faça o apoio lateral. No entanto, a Yamaha anunciou a criação de uma moto que não cai.

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Na verdade, trata-se de um sistema para aprimorar a segurança do piloto sobre as duas rodas. A moto que não cai promete diminuir drasticamente o número de acidentes no trânsito envolvendo os motociclistas até 2050.

Moto que não cai: entenda o sistema da Yamaha

O nome do sistema por trás da segurança que envolve a moto que não cai é AMSAS (sigla para: Sistema Avançado de Assistência à Estabilização de Motocicletas). Ele serve para estabilizar o veículo em baixas velocidades. Dessa forma, o dispositivo atua como controle da força motriz e da direção, evitando quedas em semáforos e em congestionamentos.

Conforme a Yamaha, o sistema fica integrado com o motoro, com a roda dianteira e com o guidão da moto. Essa ligação faz com que o veículo se equilibre sozinho. Até mesmo os pilotos sem tanta experiência podem pilotar o veículo e utilizar os benefícios da novidade.

Outras novidades para a segurança

Ainda pensando em maneiras de intensificar a segurança, a Yamaha também adicionou sensores que detectam obstáculos no percurso e trabalham em conjunto com os frios. Além disso, o sistema de frenagem autônomo emite alerta para risco de colisão durante o trajeto. Ele fará parte do complexo sistema da moto que não cai.

De acordo com a Yamaha, a pretensão é ainda maior e a empresa quer zerar os acidentes até 2050. Muitos ajustes ainda estão em andamento, mas em breve a empresa deve liberar os primeiros veículos 100% atualizados com as modificações de segurança.

Outras empresas também trabalham em dispositivos de segurança que envolvem o equilíbrio e mais aparatos para proteger pilotos e passageiros que andam sobre as duas rodas pelas estradas e cidades do mundo inteiro.




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