scorecardresearch ghost pixel



Atenção às películas: irregularidade no carro resulta em multa ALTA para o bolso

Em vigor desde o último ano, a nova lei tem levado os motoristas a pagar uma multa bem salgada. Se atualize sobre as exigências!



No último ano, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu novas regras para o uso de películas nos vidros dos veículos. Com o intuito de garantir a segurança dos condutores, a nova lei do insulfilm pode gerar multa e pontos na carteira para aqueles que forem pegos utilizando películas fora das determinações da regra vigente.

Leia mais: Atenção à placa: nova lei resulta em multa alta para os motoristas

Além disso, há tolerância zero para bolhas na película, estejam elas no para-brisa ou nos vidros laterais dianteiros! Isso, devido ao fato de que as bolhas podem prejudicar a visão dos motoristas. Ademais, a nova lei também estabelece as porcentagens de visibilidade que o insulfilm deve proporcionar aos vidros do veículo.

Outro problema é em relação à cor da película. Caso ela seja muito escura, poderá causar acidentes, visto que o tom prejudica bastante a visão do condutor. Caso o motorista tenha dúvidas, as normas referentes ao uso do insulfilm estão previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Quais as novas medidas da lei do insulfilm?

De acordo com as alterações na lei, o grau de transparência do insulfilm nos vidros laterais dianteiros deve ser de, no mínimo, 70%. Já para os demais vidros que não interferem na condução do veículo, a nova norma retirou a exigência de grau mínimo de transparência.

“Antes, existia um percentual mínimo de 28% para a parte traseira. Agora, o condutor está livre para colocar o percentual que desejar. Pode ser até ‘lacrado’ ali na parte traseira”, afirmou o chefe de fiscalização do Detran do Mato Grosso do Sul, Ruben Ajala.

Além disso, o Contran também proibiu o uso de películas do tipo espelhada ou opaca. Outra medida, que foi tomada com a nova lei, é a proibição do uso de painel luminoso nas áreas de visibilidade do carro. “Esses tipos de insulfilm comprometem a visão de quem está no interior do veículo”, completa Ajala.

Bolhas e multa

Em relação às bolhas nos veículos, o Detran orienta que os proprietários busquem por empresas especializadas e credenciadas para a instalação do insulfilm. Isso, porque ao contratar um serviço habilitado, as bolhas não se formarão, então o motorista irá evitar futuras dores de cabeça.

“Todo instalador tem a responsabilidade perante o material que será instalado. E até a gente frisa que o indelével não é o adesivo colado, e sim como se fosse um carimbo na película. Nós tivemos várias situações com piratas, que fazem um adesivo, colam no vidro e depois vem com a película em cima, e isso é irregular”, afirmou Ajala.

Por fim, quem desrespeitar as novas medidas em relação ao insulfilm estará cometendo uma infração grave.

Desse modo, o condutor receberá a multa de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira de motorista. Além disso, será preciso retirar o insulfilm durante a fiscalização. Caso contrário, o veículo poderá ser retido para regularização.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário