scorecardresearch ghost pixel



Atenção, trabalhador: nova regra do INSS adia o sonho da aposentadoria em 2023

Estava pensando em se aposentar ainda neste ano? Calma! Veja se você está atendendo todas as novas exigências do INSS para a aposentadoria.



Muitos cidadãos sonham com a hora de finalmente se aposentar para poder aproveitar os dias de descanso. Uma das principais modalidades do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é a por idade, onde são considerados quantos anos o colaborador têm. Quem está com planos de se aposentar em 2023 precisa ficar atento às novas regras.

Leia mais: Aposentadoria especial mais difícil: como pedir após a Reforma da Previdência

Isso, devido à reforma da Previdência, que foi iniciada em 2019. Com ela, a idade passou a ser alterada anualmente. Além disso, há uma idade mínima específica e que varia de acordo com a modalidade adotada. Ademais, o tempo de contribuição exigido também foi alterado pelo instituto.

Mesmo que os limites de idade tenham sido alterados, as regras de transição foram definidas com o intuito de amenizar o impacto para os trabalhadores que já estavam próximos de finalmente se aposentar. Confira quais são as novas exigências do instituto para colocar um fim à carga de trabalho ainda neste ano.

Aposentadoria do INSS

De acordo com as novas exigências, a idade mínima para se aposentar em 2023 é de:

  • Mulheres: 58 anos e 30 anos de contribuição;
  • Homens: 53 anos e 35 anos de contribuição.

Essa idade será gradativamente elevada até que a idade mínima para mulheres seja de 62 anos em 2031. Sendo assim, em 2027, a idade mínima para homens será de 65 anos. Vale lembrar que a aposentadoria por idade mínima só vale caso os trabalhadores tenham realizado o tempo mínimo de contribuição com o INSS.

Como mencionado, ele é de 30 anos para mulheres e de 35 anos para os homens.

Simulação da aposentadoria

Caso o trabalhador esteja em dúvidas se já atende aos requisitos exigidos pelo o INSS, o instituto conta com um serviço que permite a simulação da aposentadoria. Dessa forma, o contribuinte consegue simular o tempo que ainda falta para ter acesso ao recebimento do recurso.

A plataforma “Meu INSS” consultará os dados do trabalhador por meio do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e realizará a simulação de pagamento do benefício. Ademais, será levado em consideração também o extrato previdenciário do cidadão, baseado em seu número do CPF.

Para calcular quanto tempo ainda falta para se aposentar, basta seguir o passo a passo abaixo.

  • Acesse o aplicativo do Meu INSS;
  • Clique em “Do que você precisa?”;
  • Escreva “Simular aposentadoria”;
  • Confira ou altere os dados apresentados, como os vínculos e a data de nascimento;
  • Selecione a opção “Recalcular”.

O sistema irá indicar gratuitamente a simulação de sua aposentadoria. Por meio do PDF liberado, a calculadora irá indicar o resultado da simulação, com base na soma da idade e do tempo de contribuição que ainda falta.




Voltar ao topo

Deixe um comentário