scorecardresearch ghost pixel



Aviso geral para os brasileiros que precisam emitir o documento de identidade

Nova versão da carteira de identificação já está disponível em quase metade dos estados brasileiros.



Brasileiros que precisam trocar o RG já podem solicitar o novo documento de identificação brasileiro, a Carteira de Identidade Nacional (CIN). Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a versão já está disponível em 12 estados.

Leia mais: Triste notícia para os motoristas: gasolina e etanol estão muito mais caros

Ainda de acordo com a pasta, mais de 460 mil CINs foram emitidas no país até o fim de abril e mais de 330 mil baixadas na plataforma gov.br, já que o documento conta com uma versão digital.

Uma das grandes novidades da nova identidade é a unificação da numeração do cidadão, que agora é a mesma do seu CPF. A medida foi adotada para evitar fraudes, uma vez que era possível emitir um documento com numeração diferente em cada estado.

Onde tirar a CIN

Os institutos de identificação dos seguintes estados já estão oferecendo a CIN: Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Acre, Mato Grosso, Pernambuco, Minas Gerais, Piauí, Paraná, Alagoas, Goiás e Amazonas.

Em alguns locais, a emissão pode estar restrita a alguns públicos específicos ou em fase de testes. No Rio de Janeiro, por exemplo, o Departamento de Trânsito do Rio (Detran-RJ) começou a oferecer o documento para quem tem mais de 18 anos, mas antes ele só estava disponível para crianças de zero a 11 anos.

Para tirar sua CIN, basta comparecer ao órgão responsável e apresentar a certidão original de nascimento e o CPF, ou a certidão e o documento de inscrição no CPF. A primeira via é gratuita, mas o cidadão deve tirar o CPF antes de pedir a nova identidade.

Prazo de validade

Outra mudança importante é que a carteira de identidade agora tem prazo de validade, que varia conforme a idade do titular. A vigência é de 5 anos para crianças até 12 anos; de 10 anos para pessoas entre 12 e 60 anos e indeterminada para quem tem mais de 60 anos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário