Carro voador brasileiro? Sim, e entrará em operação em breve

Primeiro carro voador brasileiro deve fazer seu primeiro voo este ano e operar no transporte agrícola.



A Helisul, Moya Aero e Helisul Aviation, empresas nacionais de aviação, anunciaram uma parceria estratégica na semana passada para desenvolver as operações logísticas do primeiro carro voador brasileiro.

Leia também: Não é ficção! A primeira moto voadora já está entre nós; veja quanto custa

O veículo, chamado Moya eVTOL, é um drone de carga autônomo, totalmente elétrico, que pode carregar até 200 kg e tem uma autonomia de voo de 110 km. A Helisul Drones, divisão de aeronaves remotamente pilotadas do grupo Helisul, recebeu licença para produzir 50 desses eVTOLs.

O Moya eVTOL é uma aeronave de decolagem e aterrissagem vertical e funciona como um carro elétrico, projetado para atender um amplo espectro de usos logísticos e agrícolas. Ser elétrico permite que o veículo opere com emissões zero, além de ter um design que traz ganhos de eficiência.

Carro voador brasileiro será o primeiro autônomo da América Latina

O modelo não é inédito só no Brasil: o Moya eVTOL será o primeiro carro voador autônomo desenvolvido na América Latina e tem previsão de fazer o primeiro voo até o final deste ano.

A partir de sua entrada em serviço, prevista para o final de 2025, o veículo irá inaugurar um novo meio de transporte logístico na região. A Helisul é uma empresa de aviação que atua no Brasil há meio século e possui uma das maiores frotas de helicópteros da América Latina, com mais de 50 aeronaves.

Já a Helisul Drones atua em segmentos de operações altamente especializadas, que exigem equipamentos sofisticados e pessoal altamente qualificado. “Acreditamos que o Moya eVTOL vai revolucionar o transporte de cargas com maior agilidade e produtividade. A alta capacidade de carga e autonomia de voo do Moya são perfeitos para esse tipo de missão. Sem contar que é um voo limpo, com zero emissão de carbono”, afirma Humberto Biesuz, superintendente-executivo da Helisul.

Apesar de ser desenvolvido no Brasil, ainda não foi divulgado qual será o custo do Moya eVTOL e se ele será disponibilizado apenas para operações dentro do país.




Voltar ao topo

Deixe um comentário