Um comercial de cerveja gerado por inteligência artificial está viralizando na internet e causando arrepios em quem assiste, segundo relatos em redes sociais como o Twitter e o YouTube. Você tem coragem de assistir?
Leia também: O que os cientistas dizem sobre a inteligência artificial é desesperador
O intitulado “Synthetic Summer” (verão sintético, em tradução livre), começa mostrando uma festa animada, mas logo se torna perturbador, com cenas bizarras e distorcidas, tudo ao som de uma versão estranha da música “All-Star” do Smash Mouth.
Apesar de ser gerado por inteligência artificial, o comercial teve a contribuição de duas mentes humanas por trás da sua criação: Helen Power e Chris Boyle, da produtora londrina Privateisland.tv. O vídeo foi criado usando o modelo Gen-2 AI da Runway, capaz de gerar videoclipes curtos com base nas solicitações do usuário.
Assista:
Comercial de cerveja criado por IA faz parte de movimento
Embora a qualidade do anúncio seja obviamente ruim, a tecnologia demonstrada impressiona. Enquanto alguns vídeos gerados por IA têm a pior qualidade possível, como esse da cerveja, já existem outros vídeos gerados por IA com qualidade impressionante, como um anúncio criado para o Partido Republicano com objetivo de queimar a candidatura de Joe Biden.
Embora a tecnologia ainda precise de aprimoramentos em precisão, qualidade e acessibilidade, a IA está avançando rapidamente e é cada vez mais presente em nosso futuro.
A corrida desenfreada de IA entre gigantes de tecnologia como Google e Microsoft só aumenta a certeza de que vídeos gerados por IA serão cada vez mais comuns, dada a popularidade desse tipo de conteúdo, principalmente nas redes sociais.
Embora hoje a geração de vídeo com IA seja mais difícil, demorada e cara do que a geração de texto, é possível que isso mude no futuro, à medida que a tecnologia avança. Resta aguardar por comerciais melhores.