Quem espera por uma oportunidade de tentar uma vaga em concurso público tem muito o que comemorar. Isso, porque o Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos publicou em Diário Oficial, uma portaria autorizando uma seleção para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No total, há 8.142 vagas.
Leia mais: Brasil está ficando maior: relatório do IBGE aponta aumento 72,2 km²
O Processo Seletivo Simplificado (PSS IBGE) tem como foco a contratação de agentes para atuar em atividades ligadas ao Censo Demográfico 2022, além de coleta de pesquisas do IBGE.
Concurso IBGE
Veja a distribuição e número exato de vagas.
- Codificador – 120;
- Agente Censitário Mapeamento (ACMAP) – 148;
- Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM) – 6.742;
- Supervisor de Coleta e Qualidade – 806;
- Agente de Pesquisa por Telefone – 276;
- Supervisor de Pesquisa – 49.
Mais informações
O edital deverá prever contratos de até um ano, contudo os mesmos podem ser prorrogados.
Em suma, o órgão é responsável por definir a remuneração dos profissionais a serem contratados. Diante do cenário, Esther Dweck, ministra da Gestão e Inovação, comemorou a aprovação da seleção para o instituto.
Ela afirmou em suas redes sociais que “o governo Lula, aos poucos, vai reconstruindo o Estado brasileiro e sua capacidade de oferecer políticas públicas a quem mais precisa”, disse. Na mesma linha, por fim, a ministra também criticou o desmonte do instituto de pesquisa que ocorreu no governo anterior.
“O IBGE é um órgão essencial para termos informações sobre a população 🇧🇷 e pensarmos as políticas mais adequadas à sua necessidade. A destruição que vinha sendo feita pelo governo anterior prejudica a todos os brasileiros e brasileiras”, finalizou.