scorecardresearch ghost pixel



CUIDADO com a luz azul de telas: ela é mais perigosa do que se imagina

Os dispositivos eletrônicos que usamos costumam acompanhar as configurações para minimizar os efeitos da luz azul na nossa saúde ocular.



Quantas horas diárias você passa na frente de telas? Mais do que nunca, os dispositivos eletrônicos desempenham uma função ativa em nossas vidas.

Veja também: PROIBIDAS: 3 coisas que você NUNCA deve publicar nas redes sociais

Acrescentando, diversas pessoas trabalham diretamente com a internet e, como resultado, inevitavelmente ficam horas nas telas. Porém, você conhece quais são os riscos da exposição da luz azul? Ela influencia diretamente no nosso sono e na saúde ocular.

O que é a luz azul e os seus efeitos?

Em suma, a luz azul artificial — comumente associada com as luzes emitidas por meio de dispositivos eletrônicos, como smartphones, computadores e televisões — faz parte do espectro de luz visível, aquela que o olho humano consegue visualizar.

A sua exposição por períodos prolongados acompanha sérios efeitos. Por exemplo, pessoas que ficam diversas horas nas telas, podem sentir fadiga ocular e problemas de visão potencializados. Ademais, podem também perceber suas visão temporariamente embaçada ou turva.

Prosseguindo, no que diz respeito ao sono, a luz azul não é uma boa pedida para quem quer dormir. A sua exposição logo antes de dormir afeta negativamente o ritmo circadiano do corpo e a nossa qualidade do sono. Em outras palavras, a luz azul suprime a produção de melatonina, sendo um hormônio regulador do ciclo sono-vigília.

Para mais detalhes de como afeta a luz do sono, clique aqui. Você será redirecionado para a Sleep Foundation, uma organização sem fins lucrativos que visa promover a saúde do sono.

O que fazer para não sofrer os efeitos na visão?

Primeiramente, o ideal é consultar um profissional e verificar sua situação com a saúde ocular, comentando sobre o que você está sentindo. Quanto mais detalhes, melhor. Além disso, há óculos voltados justamente para quem lida prolongadas horas com telas.

Porém, ainda existem algumas outras atividades que podem ser realizadas por você mesmo para minimizar os efeitos. Entre elas:

  • Utilize filtros de tela azul; pesquise nas configurações do seu celular;
  • No computador, ative o recurso da Luz Noturna;
  • Use o modo escuro
  • Gaste menos tempo na frente de telas quando possível, em especial, antes de dormir
  • Criação de um ambiente propício ao sono; evite luzes brilhantes, barulhos e dispositivos eletrônicos




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário