scorecardresearch ghost pixel



Tem o hábito de coçar os olhos? 2 riscos que você corre ao fazer isso

Coçar os olhos é algo que todo mundo faz, em alguma frequência. Porém, é preciso ficar atento, afinal esse ato pode danificar a saúde ocular.



A ação aparentemente inofensiva de coçar os olhos carrega consigo riscos significativos para a saúde ocular. Em um mundo onde nossos olhos estão constantemente expostos a diversos estímulos – sejam eles ambientais, digitais ou até mesmo físicos -, é comum recorrermos ao gesto automático de esfregar os olhos.

Veja também: Seus óculos ficam escorregando o tempo todo? Veja o truque para resolver

Contudo, esse hábito, muitas vezes inconsciente, pode desencadear uma série de problemas, desde desconfortos imediatos até complicações sérias de longo prazo.

1. Coçar os olhos pode levar a lesões e deformações oculares

Os olhos, por serem estruturas extremamente delicadas e sensíveis, estão suscetíveis a danos quando submetidos à pressão e fricção constantes do ato de coçar. Logo, essa prática pode acarretar problemas agudos, como ardência, dor, vermelhidão, hipersensibilidade, lacrimejamento e vasos sanguíneos inflamados.

A longo prazo, a repetição desse hábito pode levar a lesões mais graves, como o descolamento da retina e a deformação da córnea, conhecida como ceratocone. Em outras palavras, pode resultar em sintomas como visão turva, embaçada, sombras, flashs luminosos e, em casos extremos, a necessidade de transplante de córnea.

2. Riscos de contaminação e infecções

Além dos danos físicos diretos, coçar os olhos com as mãos sujas aumenta significativamente o risco de contaminação e infecções oculares. As mãos, frequentemente em contato com superfícies e objetos compartilhados, podem transferir micro-organismos nocivos para a região ocular.

Dentre as complicações mais comuns estão os hordéolos (terçóis), blefarite, calázio e conjuntivite. Então, essas condições, além de dolorosas, podem ser altamente incômodas e, em certos casos, contagiosas.

Adotando hábitos saudáveis para não coçar os olhos

Para prevenir estes problemas, é essencial adotar medidas simples, porém eficazes, que incluem a higienização regular das mãos e das superfícies que tocamos frequentemente.

Pessoas com hipersensibilidade a ácaros, pelos ou perfume devem evitar exposição a esses gatilhos. Além disso, deve-se adotar práticas como a utilização de antialérgicos prescritos, manutenção da higiene dos ambientes, ingestão adequada de água e uso de compressas frias.

Mudanças de comportamento e ambiente

Também é recomendável piscar com frequência, especialmente ao usar telas digitais, para manter a lubrificação natural dos olhos.

Adicionalmente, evitar ambientes com fumaça de cigarro e poluição, além de reduzir o consumo de álcool e cafeína, ajuda a diminuir o ressecamento e, consequentemente, a necessidade de coçar os olhos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário