scorecardresearch ghost pixel



Detran anuncia que vai gerar CNH na hora do teste de quem for aprovado

Com a novidade, o aluno aprovado na prova prática do Detran já sairá do circuito com a CNH em mãos. Entenda a nova medida!



Já imaginou sair da prova prática do Detran já com sua carteira de motorista em mãos? Pois é isso que o Detran de São Paulo deseja possibilitar aos seus novos condutores. O departamento do estado, responsável por quase um terço de toda a frota de veículos do país, está buscando uma forma de digitalizar o exame prático para a emissão da CNH.

Leia mais: Novidade do Detran está facilitando a vida dos motoristas DESTES estados

Desse modo, assim que a medida for implantada, o cidadão que realizar seu exame e for aprovado, terá acesso ao modelo digital da CNH no mesmo dia em que for aprovado ao teste. Atualmente, o novo motorista precisa esperar até três dias para ter acesso ao documento.

Além disso, a medida também busca evitar fraudes durante o processo de obtenção da carteira de motorista. De acordo com o calendário do órgão, a automatização está prevista para ser implementada até o fim deste mês.

Como irá funcionar?

O examinador do Detran que acompanhar o desenvolvimento da prova, estará munido com um tablet, que será utilizado para realizar seu próprio reconhecimento facial e do aluno. Além disso, o aparelho também irá indicar o mapa do percurso, o tempo para a realização da prova e marcará o início do teste.

Dessa forma, os dados dos novos motoristas e dos alunos que não forem aprovados no teste irão para a nuvem. Ao terminar o circuito, a CNH Digital será disponibilizada pelo aplicativo da CNH para os aprovados.

Vale ressaltar que o modelo automatizado já está sendo utilizado pelo Detran do Rio de Janeiro desde dezembro de 2022. Além do estado de São Paulo, o Pará também está estudando implantar o mesmo procedimento em seus testes. Com isso, a expectativa é que o processo de obtenção da carteira de motorista seja ainda mais simplificado e rápido para os novos condutores brasileiros.




Voltar ao topo

Deixe um comentário