Uma frente fria que se deslocou pelo centro-sul do Brasil nesta semana trouxe chuvas e ar frio de origem polar. A queda de temperatura já foi sentida em toda a região sul do país e várias capitais podem ter recorde de frio nos próximos dias nas regiões Sul e Sudeste.
Leia também: Chuva, frio ou calorão: como será o outono deste ano em cada região?
É esperada uma redução significativa nas próximas semanas em áreas do Mato Grosso do Sul e de alguns estados do sudeste. O excesso de nebulosidade e as chuvas na região sudeste estão contribuindo para a queda de temperatura juntamente com a entrada do ar frio de origem polar na região.
O ar frio de origem polar permanecerá pelo centro-sul do Brasil nos próximos dias, aumentando a possibilidade das temperaturas caírem drasticamente em diversas capitais, atingindo a temperatura mínima do ano.
Até a madrugada de domingo (14), que marca o Dia das Mães, várias cidades podem atingir, inclusive, temperaturas mínimas históricas.
Esta semana, Sul do Brasil registrou a formação de geada nos últimos dois dias em áreas da Serra Gaúcha e Catarinense. Na madrugada de quarta-feira (10), a temperatura chegou a -2,2°C em Bom Jardim da Serra, de acordo com o Epagri-Ciram.
Capitais podem ter recorde de frio até o Dia das Mães
Porto Alegre e Vitória devem registrar as temperaturas mais baixas do ano até o momento na madrugada de sábado, dia 13 de maio. Já Belo Horizonte tem chances de registrar novos recordes de baixa temperatura na sexta, sábado e domingo.
Enquanto isso, Curitiba e São Paulo devem ter a maior chance de estabelecer novos recordes de frio na madrugada de domingo. Em Campo Grande, o recorde de frio deste ano é mais provável no sábado, e em Cuiabá, no domingo.
Veja os atuais recordes de menor temperatura em 2023 em diversas capitais brasileiras, de acordo com medições do Instituto Nacional de Meteorologia até 10 de maio:
- Porto Alegre: 10,4°C em 20 de abril;
- Florianópolis: 11,3°C em 20 de abril;
- Curitiba: 9,2°C em 21 de abril;
- São Paulo: 12,3°C em 21 de abril;
- Rio de Janeiro: 15,0°C em 21 de abril;
- Belo Horizonte: 16,4°C em 21 de abril;
- Vitória: 20,3°C em 3 de maio.