ESTE país irá ultrapassar a China e será o mais populoso do mundo em 4 dias 

Até o momento, a China ocupa a primeira posição do ranking. Mudança pode acirrar disputa por influência na Ásia e no panorama mundial.



Em quatro dias, a Índia será o país mais populoso do mundo. Pelo menos esta é a aposta da Organização das Nações Unidas (ONU) em nota publicada pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (DESA). O país que deve desbancar a China em volume populacional, pois terá, até o final de abril, 1.435.775.850 habitantes.

Leia mais: Brics: Brasil, China, Rússia e Índia devem lançar moeda comum em breve

O que vale lembrar é que a projeção inicial apontava que a Índia superaria a China até o final do ano. Pouco tempo depois, esse prazo sofreu uma redução para a metade de 2023. Agora, ganha uma nova data.

Cenário

A nota explica que a população da China alcançou um pico de 1,426 bilhão de habitantes no ano passado, mas esse número já começou a diminuir. Sendo assim, as projeções apontam que a população chinesa pode chegar a um patamar menor que um bilhão até o final do século.

Por outro lado, a tendência é que a população indiana siga crescendo por décadas.

Diante deste cenário, dados oficiais publicados no início do ano apontam que, no ano passado, a população chinesa diminuiu pela primeira vez desde 1960-1961. Na época, o cenário de fome, iniciado em 1959, foi o causador das mortes. Agora, a queda populacional ocorre mesmo com a flexibilização da política do filho único, estabelecida em 2021. Fatores como o custo de vida e os anos sob controle de nascimento seriam algumas das causas dessa queda de natalidade. Nesse contexto, a inserção da mulher no mercado de trabalho também influencia neste resultado.

Já quando o assunto é a Índia, não se tem dados oficiais desde o último censo demográfico, que ocorreu em 2011. A economia indiana também está com dificuldades para criar empregos para os mais jovens, uma vez que metade da população do país tem menos de 30 anos.

País está no topo do ranking

Com a chegada da Índia no topo do ranking dos países mais populosos do mundo, alguns fatores podem sofrer alterações quando o tema é influência na Ásia, assim como no panorama internacional. Esse status que acompanha o volume populacional pode reforçar o papel da Índia como uma potência em ascensão e, portanto, deve passar a ser cortejada pelo ocidente em uma tentativa de conter a influência chinesa globalmente.

Na prática, esse domínio demográfico pode, por exemplo, ser um argumento para Nova Délhi conquistar um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU. Isso porque o país tem mais habitantes do que os quatro membros permanentes do conselho juntos: Estados Unidos, Rússia, França e Reino Unido.

Por fim, a Índia tem a economia que mais cresce no mundo, então está deixando para trás o Reino Unido e ocupando o posto de quinto país mais rico quando se trata de Produto Interno Bruto (PIB).




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário