scorecardresearch ghost pixel



Fraude no requeijão? Ministério recolhe produtos com adição de amido

Nove marcas foram notificadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária por fraude no requeijão. Entenda o caso.



O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) descobriu que algumas marcas de requeijão vendidas no Brasil estão adicionando amido ao produto sem informar os consumidores na embalagem, o que configura fraude econômica e é proibido. A descoberta de fraude no requeijão por algumas marcas foi comunicada na quinta-feira (11).

Leia também: Receita de requeijão cremoso em casa igual ao do mercado; rende muito!

O Ministério analisou 179 amostras de requeijão e requeijão cremoso em nove estados brasileiros, encontrando amido em nove delas, o que representa cerca de 5% do total. Nas amostras com fraude, foram adotadas medidas como apreensão cautelar dos produtos e autuação em processo administrativo específico.

Vale lembrar que o amido adicionado não é proibido, desde que seja informado na embalagem. Quando essa informação não é dada, o produto vendido é diferente do informado, e isso é considerado uma fraude econômica.

Nove marcas trouxeram fraude no requeijão

De acordo com o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Requeijão, o produto que leva adição de amido deve ter em sua denominação de venda a informação “Mistura de Requeijão e Amido”. Qualquer comercialização sem essa informação configura fraude ao consumidor.

“O requeijão que leva adição de amido deve ter em sua denominação de venda a informação Mistura de Requeijão e Amido, de acordo como o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Requeijão. Logo, qualquer comercialização sem a denominação configura fraude ao consumidor”, explica a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Ana Lúcia Viana.

O Mapa recomenda que os consumidores verifiquem sempre a embalagem do requeijão antes de comprar e denunciem qualquer irregularidade ao órgão competente. As empresas que foram autuadas podem recorrer da decisão ou regularizar a situação, informando corretamente a presença de amido na embalagem.




Voltar ao topo

Deixe um comentário