scorecardresearch ghost pixel



Gosto por café preto está atrelado à psicopatia? Veja se há relação

Relação entre a preferência por café preto e a psicopatia foi questionada por um estudo polêmico. Veja os resultados e tome cuidado!



Um estudo tem gerado muita polêmica e questionamentos. Ele sugere que as pessoas que bebem café preto têm uma maior propensão a apresentar traços de personalidade associados à psicopatia. Você concorda? Será que é mesmo possível fazer essa relação? Veja se há um fundo de verdade nessa história.

Leia mais: Brasil é o 2º país que mais bebe café; mas então qual ocupa o 1º lugar?

A pesquisa é controversa e não chegou a uma conclusão clara sobre a ligação entre o café preto e psicopatia. Mais estudos são necessários para confirmar essas descobertas. E mais do que isso, uma coisa isolada não é capaz de criar tamanha relação com algo tão sério, por isso, o estudo tem sido tão criticado em toda parte.

Café preto e psicopatia

Se você gosta da bebida somente com açúcar ou leite, já deve ter se perguntado como algumas pessoas conseguem beber o café preto, sem adicionar nada para quebrar o amargo, certo? É uma questão de gosto, preferência ou até mesmo de desejo em reduzir o consumo de açúcar. Quem sabe ainda pela intolerância ao leite?

Vários fatores entram em jogo para justificar a razão por trás da decisão de algumas pessoas tomarem o café preto ou “puro”, como dizem por aí. Apesar disso, há pesquisas que revelam algo interessante e polêmico sobre a preferência pelo café preto, sem açúcar, leite ou qualquer outro adoçante.

As pesquisas mostram uma possível associação entre a preferência por sabores amargos e traços de personalidade mais sombrios, como a psicopatia. Um estudo realizado na Áustria em 2015 examinou os bebedores de café preto e encontrou uma conexão intrigante.

Apesar dos resultados, os pesquisadores não afirmaram que todos os apreciadores de café preto são psicopatas. É bom que isso fique bem claro! O que os estudos mostraram foi uma maior tendência a exibir comportamentos negativos. Essa mesma correlação foi observada em pessoas que apreciam outras bebidas amargas, como água tônica.

Um experimento realizado na Universidade de Innsbruck, na Áustria, analisou sabores amargos em geral, não apenas o café, para identificar as preferências. Os resultados indicaram que indivíduos com preferência por sabores amargos apresentaram ligeiramente mais traços associados à psicopatia, narcisismo, sadismo e maquiavelismo.

Mais uma vez, apenas a preferência por sabores amargos não é determinante. Um único fator isolado como este não pode indicar traços do transtorno. Por isso, fique em paz! Beba o seu café preto como bem entender.




Voltar ao topo

Deixe um comentário